O que você faz para ser multiplicador de boas mídias da aviação agrícola?

Como você fala de sua atividade, seu trabalho, seu ganha-pão e de nossa muito boa aviação agrícola em seu dia-a-dia e suas rodas de conversa? Todos nós participamos de clubes sociais em nossas cidades, tais como Rotary clubes, Lyons, Aero Clubes ou outros de qualquer natureza, temos amigos em todas as esferas, bancos, poderes judiciário, executivo, legislativo, a muito importante imprensa e, enfim, políticos em geral.

Também participamos de redes sociais na internet, temos amigos na imprensa e conhecemos centenas, senão milhares de pessoas em nossas vidas. Essas pessoas sabem que praticamos boas práticas ecológicas e ambientais e trabalhamos estritamente dentro das leis?

Quando nos aproximamos de pessoas de fora da aviação agrícola, é muito importante que deixemos sempre claro que fazemos parte de uma atividade muito bem organizada e regrada, e que trabalha dentro das normas federais, seja ANAC, MAPA, IBAMA e outros e que tem licenciamento ambiental e é limpa ecologicamente. Temos que deixar claro que nossas aeronaves são homologadas pela ANAC, os equipamentos agrícolas são aprovados pelo MAPA, que as fossas de descontaminação são licenciadas pelo meio ambiente, que o pessoal técnico envolvido tem capacitação ANAC (piloto agrícola) e MAPA (Técnico agrícola e Eng. Agr.) e que a aviação agrícola é de responsabilidade de Engenheiro Agrônomo.

É muito importante sempre fazermos a boa propaganda de nossa labuta, e esclarecermos que sem o uso de defensivos agrícolas, faltariam alimentos e biocombustíveis no mundo, e a segurança alimentar ficaria seriamente comprometida, o que poderia levar o mundo a fome e guerras causadas pelas disputas por alimentos.

Cada um de nós, envolvido com aviação agrícola, desde o auxiliar de pista, passando pelos técnicos, pilotos e empresários deve usar todos os meios de contatos com o mundo externo que possui para propalar a boa imagem de nosso meio de subsistência, sempre lembrando também que grande parte de nosso trabalho é com fertilizantes, sementes e até mesmo combate a incêndios, ou seja, nossa atividade ajuda sobremaneira a ecologia e o meio ambiente, potencializa a produção agrícola e está indo no caminho de ajudar a combater mosquitos vetores de doenças que estão matando a população.

Se todos, envolvidos com a atividade de aviação agrícola fizerem a sua parte, e usarem os meios que possuem para falar mais e melhor de tudo o que fazemos de bem para a humanidade, com certeza conseguiremos ter uma imagem junto as comunidades de uma atividade imprescindível e necessária a todos, conseguindo assim, ser considerada função social de ponta.