Piloto Agrícola

Piloto Agrícola
Dia 27 de maio comemoramos O DIA INTERNACIONAL DO PILOTO AGRÍCOLA.
Salvo algumas empresas do agronegócio e da própria aviação agrícola não vimos praticamente mais ninguém lembrar disso.
Talves uma das categorias profissionais com o menor contingente no Brasil mas com muita importância; seria impossível alcançar os números do agro brasileiro sem a contribuição do piloto agricola.
Mas no que mesmo ele contribui?
Sabe aquele jogo de lençol 300 fios de algodão que você dorme? É uma delícia não é?
Então tenha certeza que para cultivar o algodão para fazer aquele lençol um piloto agricola com seu auxiliar fizeram varias aplicações de adubo foliar, inseticidas e fungicidas para a produtividade alcançar patamares de ser possível hoje esses produtos ser acessível a grande parte da população. Ah se for importado?
Nos EUA, Austrália, África, também teve piloto agricola .
Mas se você não usa lençóis de algodão, tem seu pijama, sua calça jeans, sua camisa, sua toalha de banho, os cotonetes , qualquer item desse você pode lembrar do piloto agricola ele teve lá;
Mas onde mais tem contribuição do piloto agricola?
No café da manhã. Sim, algum piloto agricola ou alguns contribuíram para a produtividade do trigo, da açúcar, do café, da laranja, do milho para o cereal, da banana, aveia, do milho para ração da vaca que deu o leite, do soja para fazer aquela proteína; mas se você pratica jejum matinal lembre se que teve algum piloto agrícola que contribuiu na produção da cana que fabricam etanol para seu carro andar, e se você vai de bicicleta para o trabalho; ok mas, quero te lembrar os papeis que você usa no escritório também estão lá por que algum piloto agricola voou bravamente por cima de plantações imensas de eucaliptos para ter o melhor rendimento de m3 por hectare e produzir papel a preços tão acessíveis.
Mas ainda não acabou porque a maioria absoluta das pessoas almoçam, muitos comem arroz que só possível ser produzido em escala com a contribuição intensa de nossos pilotos agrícola, mas ainda tem o feijão, a carne ; carne?
Sim sim, para produzir a carne o boi come ração que é feita com soja, algodão, milho, sorgo, aveia, cana. Ah você só come boi “verde” então, só se consegue ter pastagens de qualidade hoje nesta escala porque existe piloto agricola sobrevoando pastos em todo o mundo seja para adubar, ou combater as ervas daninhas ou insetos, como por exemplo a cigarrinha das pastagens.
Existe ainda pilotos agrícola povoando as fazendas de camarão, e de salmão para ser possível aquele seu jantar romântico e acessível.
E se tiver algum incêndio florestal de grandes ou menores proporções lá ESTÃO eles novamente PILOTO AGRÍCOLA no combate, incansavelmente com bravura, paixão e perícia para ajudar a combater o fogo e contribuir com meio ambiente sempre.
Você já tinha pensado nisso?
Eu sei, talves nunca nem conheceu um piloto agrícola.
Mas eles existem, eles são apaixonados pelo que fazem, são amados e amam suas famílias pais, irmãos, esposas, esposos, filhos e filhas. E com muita fé em Deus vencem a cada dia seus desafios sempre com o pensamento de estar contribuindo com alimentação, com o vestuário e com a energia para sobrevivência da humanidade.
Parabéns piloto agrícola.
Saiba mais sobre aviação agrícola no site :
www.sindag.org.br

Abraço
Elias Malagutti ao vivo de Sapezal MT