Planejamento Estratégico

Planejamento é um conjunto de ações e decisões para o futuro da organização (Faria, 2007). Este processo deve ser encarado racionalmente para que possa ser mais efetivo e deve ser a primeira atividade antes de qualquer ação. O planejamento é importante para extrairmos o máximo nos resultados e diminuir a ação das deficiências da organização.

Hoje, o PE é uma ferramenta que faz muita diferença pelas alterações rápidas do mercado impondo um pacote de decisões rápidas.

Existem dois tipos de planejamento: aquele que é formalizado e o que está na mente do líder, que é o informal (Las Casas, 2001). O informal é quando não possui método e o formalizado é quando existe técnicas específicas para implementação do Planejamento Estratégico. Para Oliveira (2007) o planejamento é um conjunto de elementos interconectados de tomada de decisões onde os resultados ficam expostos somente no futuro.

Tipos de Planejamento

Para Oliveira, no planejamento existem três tipos de níveis que fazem o andamento natural na implementação das ações na gestão estratégica que são: estratégico, tático e operacional.

O nível estratégico, que podemos coloca como diretoria da organização,  trabalha com a visão sistêmica de todas as atividades da empresa se preocupando com os valores dos produtos e serviços para os cliente. O tático, nível de gerencia, se preocupa em atingir as metas propostas pelo estratégico através de projetos e metas bem definidas. O operacional, nível de analistas e operadores, executa as atividades de forma eficiente para que as metas do nível tático sejam atingidas.

Para Maximiliano (2000) a envergadura e o impacto do planejamento podem ser nos níveis estratégicos, funcionais e operacionais. A figura 1 ilustra os níveis do planejamento.