Resiliência nos Momentos de Adversidade – como Manifestar Equilíbrio?

Olá! A resiliência é um dos comportamentos mais falados da atualidade e, manifestá-lo para o equilíbrio poderá te diferenciar na vida pessoal e profissional.

Vou compartilhar como Especialista no desenvolvimento da Resiliência pensamentos e descobertas para enfrentamento das adversidades. Serão sugestões para que você possa desenvolver comportamentos sustentáveis, maduros e equilibrados.

Nesta leitura você terá a oportunidade de aprender sobre:

O que se entende por Resiliência na “Abordagem resiliente”; qual a importância de manifestá-lo em momentos de crise? Como podemos olhar à resiliência de uma forma moderna e estratégica.

Resiliência é identificar o que se sente, observar o que se pensa e com maturidade desenvolver ações estratégicas para os momentos de estresse.

É escolher comportamentos positivos para aprender em momentos de adversidade. É agir com consciência para o equilíbrio. É preciso esclarecer que resiliência não tem a ver apenas com o sofrimento ou aguentar a pressão, é treino das competências internas.

A forma de perceber a resiliência relacionada a “dureza” “resistência”, a física nos trouxe e compramos a ideia. Atualizar e entender a condição complexa do humano nos faz ir além, resiliência diz respeito a preservação e zelo pela vida.

Outro ponto importante do comportamento resiliente é entender que as reações e interpretações do estresse estão condicionados as suas crenças. Você já parou para observar que muitas vezes reagimos aos momentos de adversidades de acordo com o nosso campo de crenças e convicções?

Crenças são opiniões adotadas com experiências de vida, fé e convicções, processo mental de quem acredita em pessoas ou coisas com convicção profunda sobre algo.

Agora que você já compreendeu que resiliência está relacionada com abertura para aprender de forma positiva e estratégica e, que, os nossos comportamentos derivam das nossas crenças, você entende que o autoconhecimento é imprescindível para agir na “Abordagem Resiliente”? Pois se não me conheço terei dificuldade de manejar as minhas reações perante os perigos e oportunidades nas adversidades.

Ressalto que o aprimoramento da resiliência é processual e constante. As pessoas não nascem resilientes, também não é um traço da personalidade, entendemos como um comportamento a ser desenvolvido.

Como podemos nos tornar mais resilientes em momentos de adversidades? Algumas ações que poderão contribuir para o início do processo de flexibilização e consciência.

1. Olhar a realidade como ela se apresenta: O que posso aprender de forma positiva nesse momento de adversidade?

2. Outros pontos a se perguntar: o que prevalece na sua carga emocional no momento em que você está sendo pressionado (a), a tristeza ou a raiva? O momento exige sobrecarregar de alguma dessas emoções? Terei mais ganhos ou perdas na forma de reagir perante essa situação turbulenta?

3. Buscar gerar a química boa com atitudes otimistas/realistas e com esperança de que tudo servirá como aprendizagem e evolução;

4. Confiar e procurar alguém para conversar, dialogar para que você se oportunize a organizar seus pensamentos colocando atenção no que realmente importa.

5. Manter diálogo constante com transparência, coerência e objetividade.

6. Criar espaços para que as pessoas possam se mostrar e trazer alternativas para novas estratégias de soluções.

Para que tenhamos aprendizados positivos como pessoas em estado de resiliência, é necessário a responsabilização pelo autoconhecimento, aprender a reconhecer emoções e saber nos apropriar e flexibilizar a rigidez por comportamentos saudáveis.

E se alguém me perguntar qual a melhoria que esse conhecimento gerou na minha vida. Eu diria:

“- saber calibrar os comportamentos de ataque e fuga. Nas palavras científicas da metodologia: comportamentos de passividade no momento da adversidade, comportamentos de intolerância perante a adversidade, colocando atenção para o equilíbrio. ”

Se desenvolva para o equilíbrio, a probabilidade é gerar decisões equilibradas em situações de adversidade, potencializando a VIDA com qualidade.

 

Cristiane Hinterholz

Especialista no Desenvolvimento da Resiliência