Três motivos que explicam a importância do funil de vendas no seu negócio
Essa é a mensagem semanal de número #879
Na semana passada falei sobre a ferramenta chamada funil de vendas, um modelo estratégico de marketing que mostra a jornada que o seu cliente faz até a compra. Hoje vou estabelecer três dos principais motivos que tornam o funil de vendas importante no seu negócio:
1- Conhecer bem o seu cliente
Como falei no último conteúdo, a venda ocorre após diversos processos. Seu cliente, antes de comprar, conhece qual é a dor que o seu produto é capaz de suprir. Ao entender sobre essa necessidade ele pesquisa sobre o produto. Nessa etapa você, com o uso de ferramentas, compartilha ajuda por meio de conteúdos que explicam sobre o que você tem a oferecer e quais são os motivos desta necessidade. Ao disseminar esse conhecimento você solicita dados, como email e idade, e coleta informações extremamente relevantes sobre o seu, até então, possível cliente. Ao conhecê-lo melhor você consegue produzir mais conteúdos que chamem a atenção desta persona e identifica quem de fato está apto a comprar o seu produto.
2- Entender a necessidade da compra para poder supri-la
Digamos que o seu negócio seja uma empresa voltada à construção civil. Seu cliente, que está ainda no topo do funil de vendas, pesquisa sobre tintas e encontra em seu site um conteúdo sobre como escolher a melhor tinta para cada cômodo da casa. Nesse artigo ele encontra um problema recorrente: o mofo. Ao identificar essa problemática passa a pesquisar sobre preços de tintas que possuem propriedades antimofo e por estar familiarizado com sua marca, observa avaliações de compras e preenche seus dados para receber mais informações relevantes sobre tintas e outros produtos que envolvem obras.
Ao perceber que sua empresa está focada em explicar os reais problemas que uma obra mal feita pode causar, ele compra a sua tinta. Ao entender as necessidades dos seus clientes você é capaz de explicar porque pode supri-las.
3- Estabelecer uma relação de confiança
Ainda no exemplo da empresa que vende materiais de construção, imagine que aquele cliente comprou sua tinta. Por fim, após a compra esse novo cliente recebe via email um ebook com dicas para cuidar de paredes e pisos recém reformados. Ele percebe que sua empresa realmente tem cuidado com seus clientes e está preocupado em ajudá-lo a manter sua casa em ordem. Ao estabelecer essa relação de confiança através do funil de vendas, você fideliza um cliente.
O funil de vendas ajuda você a encontrar mais clientes e fidelizar novos!
Faça uma excelente semana!
Até breve!
Forte abraço!
Adm. Vanderlei Feldmann
Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas
Fone/Whats: 49 9 9813 6013
Insta: @vfeldmann – @estudio.vendas