Valor da Aviação Agrícola

Será que os empresários da aviação agrícola estão preparados para o desenvolvimento tecnológico, a solução de problemas ou ainda mantêm um pensamento socialista de minimização dos lucros e controle de preços?Os pensamentos de Karl Marx levantaram o conceito de Mais-Valia na forma de precificação. Aplicando a filosofia socialista, crucifixa o lucro – eminentemente capitalista, entendendo que o preço deveria ser o valor da mão de obra empregada para produzir. Ou seja, deveria ser a soma simples de custos de produção com mão de obra para se chegar ao valor final do produto.
Já no pensamento capitalista a conta é inversa. Não se simplifica em demasia o processo, levando-se em consideração o risco, o conhecimento, e demais aspectos inerentes ao empreendedorismo, que alberga valores não diretamente mensuráveis.

Afinal, uma simples pergunta exemplifica: Qual o valor que você paga para ter seu problema, sua aflição resolvida por quem tem competência e capacidade para isso?

Crenças erradas podem levar ao prejuízo e estagnação do setor. A alta tecnologia e os riscos envolvidos não devem ser mensurados a partir do ponto de equilíbrio, ou também chamado de Ponto Crítico de Vendas, que mostra o mínimo necessário para cobrir todos os custos e despesas da empresa.
Podemos ainda cair na crença errada de que o valor cobrado seria os custos acrescido da remuneração financeira do capital investido em equipamentos. Mais um erro! Aplicando-se essa teoria, impede-se o crescimento pois, quanto menor o investimento, mais fácil seria atingir alta rentabilidade. Isso trava o investimento em novas aeronaves e novos equipamentos.

Pois então, qual o valor do serviço de uma aviação agrícola? Apenas custo do equipamento acrescido da mão de obra, ou o valor da solução de um problema?

Existe um valor tecnológico, uma solução prática para um grande problema. Novamente pergunto, qual seria o valor do problema solucionado? Quanto custaria para resolver o problema de outra maneira? A agilidade na solução de uma doença tem valor?

A realidade é que a aviação agrícola é um setor tecnológico e como todo setor deste tipo, merece grandes investimentos em um curto espaço de tempo. Vejamos o pacote tecnológico e de segurança de voo de novas aeronaves, que superam 1 milhão de dólares; vejamos exemplos de empresas de tecnologia como Perfectfly, EcoAr, Agfly.

O desenvolvimento de novos produtos, oferecendo mais tecnologia e serviços complementares somam-se ao valor final, tornando-se vantajoso para o cliente, que recebe um serviço de melhor qualidade. Assim como para a empresa que engloba faturamento e alta produtividade.

Dessa forma, diversos aspectos devem ser relacionados ao preço final do serviço, aspectos estes muitas vezes de dificílima mensuração. Devemos considerar o valor efetivo de ser instrumento de solução eficaz, confiável, capacitado, por último, e não menos importante, progressista.

THIAGO MAGALHÃES SILVA

Empresário do setor aeroagrícola, advogado, administrador e atual presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola