Voando com a gestão

O grande número de empresas brasileiras que enfrentaram problemas financeiros nestes últimos anos foi mais expressivo do que realmente a crise política e financeira poderia potencializar.

A falta de gestão empresarial é um dos principais motivos para que uma empresa, mesmo em setores como o agronegócio que mostram indicadores positivos, agravem a turbulência do mercado para dentro de seu negócio.

Quando vivemos uma situação tensa na economia, percebe-se grande destaque na gestão da empresa que visualiza o cenário macro, voando alto na análise de seu planejamento, ajustando compras e investimentos de acordo com cenários pessimistas de fluxo de caixa e também tendo condições de prever diversas possibilidades de variações cambiais e mudanças de mercado. Tudo isso, se torna um grande plano de voo, com rotas alternativas conforme cada problema que podemos enfrentar para sair do “ponto A” onde estamos e chegar com segurança no “ponto B” que desejamos dentro de nossa estratégia.

Toda crise tem um fim, mas sabemos que ela voltará em algum momento de nossa história e por isso, devemos nos preparar e preparar nossas empresas, não importando tamanho, faturamento ou número de funcionários, para nos tornarmos melhores gestores e sempre termos em mãos todas informações gerenciais necessárias para a rápida tomada de decisão. Sucesso e vida longa ao seu negócio!