Como as empresas devem cuidar dos seus funcionários em um cenário pós-pandemia?

Por Rodrigo Alex Pereira

A pandemia do Covid-19 trouxe grande impacto econômico às empresas, assim como às famílias. Como resultado, o mercado sentiu. Os hábitos das pessoas também foram alterados devido à quarentena, e efeitos disso devem ser sentidos após a pandemia.

Por algum tempo, a maioria das empresas do Brasil paralisaram suas atividades, à medida que a pandemia se espalhava. Alguns lugares começam a flexibilizar as medidas de isolamento. Outros passam agora pelo pico da pandemia. Há ainda aqueles cujo ponto mais alto da curva ainda vai acontecer.Independentemente disso, se a sua empresa está mantendo atividades, ela precisa cuidar dos colaboradores durante e após o enfraquecimento da doença.

Por isso, uma das principais recomendações é: implemente as medidas de segurança de acordo com recomendações médicas e determinações legais de sua região. Mesmo após o fim do estado de pandemia, contágios menos frequentes podem acontecer e prejudicar seu negócio.Via de regra, os governos têm solicitado às empresas o uso de máscaras para todos, a disponibilidade constante de álcool em gel 70%, a frequente desinfecção dos ambientes de trabalho e o maior distanciamento possível entre os colaboradores, entre outras medidas.

O Home Office também pode ser uma opção viável mesmo depois da pandemia. Além de promover algumas economias, este regime de trabalho pode proteger trabalhadores de possíveis contágios da doença. Siga as recomendações das autoridades, assim a sua empresa ajuda a cuidar da saúde dos colaboradores e evitar multas.

Teste o máximo possível seus funcionários

Testes rápidos da Covid-19 já estão disponíveis para que as empresas possam adquirir e testar todos os seus colaboradores. Este processo de testagem é de fundamental importância, uma vez que nem todos os pacientes do Corona vírus apresentam sintomas, mas podem transmitir o vírus às pessoas com quem compartilham ambientes e objetos.

Ao testar seus colaboradores, a sua empresa ajuda em um diagnóstico mais rápido de eventuais casos dessa doença. Se algum funcionário for testado positivo , deve ser afastado imediatamente para evitar o contágio e realizar a contraprova em laboratório. Assim, evita-se o amplo contágio entre os colaboradores, além de permitir a um eventual funcionário contaminado a possibilidade de se tratar corretamente e retornar logo ao trabalho, uma vez recuperado. Esse processo é de fundamental importância. Se a sua empresa não realizar testes frequentes e acabar passando por um surto de contágio, ela pode ter que fechar as portas temporariamente, amargando severos prejuízos para o seu orçamento, mesmo após a pandemia.

Implemente um programa de prevenção ao uso de álcool e drogas

Além de impactos econômicos, sanitários e culturais, um dos traços mais marcantes desta pandemia também é psíquico: diante das dificuldades, da quarentena e do isolamento, muitas pessoas acabam recorrendo a vícios, como álcool e drogas, na ilusão de tornar este período menos doloroso. Estas pessoas podem estar em sua empresa. Ajude-as a prevenir ou se livrar destes problemas que a pandemia pode causar no futuro. Assegure o bem-estar de colaboradores e a alta produtividade da empresa a todo o tempo.

Implemente programas de qualidade de vida e saúde

Após o Covid-19, os cuidados com a saúde precisam ser ainda mais abrangentes do que antes da pandemia. Afinal, se houver uma segunda onda de covid-19 ou a aparição de novas doenças, quanto mais saudáveis forem seus funcionários, menores as chances de adoecerem neste cenário.

Conheça nossos testes rápidos para Covid-19 e nossos planos empresariais para o combate á pandemia na sua empresa.