30 de abril de 2020

Empresários têm encontro com deputado Lissauer Vieira

Videoconferência do projeto Encontro Sindag e Parlamentares debateu iniciativas para valorizar o setor no Estado

Cerca de 20 empresários aeroagrícolas tiveram na última quinta-feira (23) uma teleconferência com o deputado estadual goiano Lissauer Vieira (PSB). A reunião integrou a série Encontro Sindag e Parlamentares e discutiu cenários e perspectivas da aviação agrícola no Estado. Os operadores conversaram com Lissauer sobre o reconhecimento da ferramenta aérea como atividade essencial na crise do coronavírus e sobre iniciativas que possam auxiliar o agro durante e pós pandemia.

Lissauer também ouviu dos empresários a preocupação sobre possíveis iniciativas contra o setor aeroagrícola – especialmente a partir de reflexos de campanhas populistas nas eleições municipais. Ao mesmo tempo, o parlamentar conversou sobre a potencial do uso da aviação no combate a mosquitos – tanto na eliminação de mosquitos adultos em áreas de epidemia quanto na aplicação de larvicidas biológicos.

SERIEDADE

O Sindag ficou de repassar ao deputado informações sobe a técnica, que já foi utilizada no Brasil em 1975 e cujo uso no País depende (como apoio do sindicato aeroagrícola) de pesquisas coordenadas pelo Ministério da Saúde. Apesar de Goiás estar registrando este ano menos casos de dengue em relação a 2019, a letalidade da doença aumentou no Estado. No início do mês, a Secretaria Estadual de Saúde apontou 24 mortes e 16.375 casos desde o início do ano.

O deputado ressaltou valorizar muito a proximidade com os empresários da aviação justamente pela seriedade e importância do setor para a economia e produção agrícola sustentável. Parceiro de anos do setor aeroagrícola, Lissauer recebeu no ano passado o certificado Amigo da Aviação Agrícola. A distinção veio depois que ele e outros parlamentes defenderam o setor contra o projeto de Lei nº 867/19, que pretendia proibir a aviação agrícola no Estado. O projeto acabou rejeitado em plenário, depois de um esforço mostrar que os argumentos da proposta eram em boa parte baseados em mitos.

Comments

wonderful comments!