4 de julho de 2020

Equipes do Senasa seguem busca por gafanhotos em Corrientes

Técnicos do órgão argentino contam com a ajuda de pessoal das fazendas para se deslocar de caminhonete e a cavalo em áreas de banhado e terreno difícil

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) divulgou agora à noite o boletim das operações de deste sábado (4), sobre a busca dos gafanhotos que seguem se deslocando ao norte da região de Sauce, na província de Corrientes. Depois de passar o dia seguindo pistas e indicações de fazendeiros da região, o grupo visualizou um possível local de pouso a cerca de cinco quilômetros da Ruta 23. Eles devem tentar chegar ao local amanhã.

Com o frio, os insetos estão se deslocando em voos curtos de três a cinco quilômetros. O objetivo é chegar até eles, averiguar o tamanho o grupo, conseguir mapear o local onde passam a noite, para, se possível, programar uma nova operação.

Porém, a tarefa está exigindo um esforço muito grande dos agentes do Senasa, mesmo com a ajuda de moradores e peões das fazendas da região. A região é de difícil acesso, o que requer deslocamentos de caminhonete e a cavalo e, mesmo assim, enfrentando terreno sem estrada, bastante acidentado em alguns pontos e com muitas áreas de banhado.

Os gafanhotos voltaram a se deslocar depois de uma aplicação aérea realizada na manhã de quinta-feira e que eliminou cerca de 15% da nuvem, que estava espalhada em um perímetro de 115 hectares na mesma região. Essa foi a segunda operação aérea contra os insetos. A anterior havia ocorrido no dia 26 de junho, quando eles posaram em uma área de 70 hectares no interior do município de Curuzú Quatiá – mais a leste na província. A estimativa é de que, na ocasião, outros 15% dos gafanhotos haviam sido eliminados.

Seguem fotos e o relatório divulgado agora à noite pelo Senasa:

 

El Tiempo ??
N 8 km/h
Temperatura 9° a 15º

En el día de la fecha siendo las 09:00 am el equipo Haberle/Fernández procede a ir a Caballo junto al vaquiano Sr Alberto Ojeda, tal como se indicó ayer. El equipo Molina/Maldonado aguardó en Estancia Don Chocho a los efectos de corroborar eventual levantamiento de manga.
Siendo las 11:30 am el equipo Haberle/Fernández llega al lugar que ayer el Sr. Ojeda encontró la manga, pero en este caso no hubo visualizacion de la misma, se informa al otro equipo que la manga estaría asentada unos 3 km al sur de dicho lugar, pero por la inaccesibilidad del lugar les es imposible acceder.
El equipo Molina/Maldonado, siendo las 12:30 pm se dirigen A la estancia El Jagüel (Ruta 23 10 km al sur de El Descanso) , luego de corroborar por mapas q sería un lugar para una eventual visualización de la manga. Siendo las 02:00 pm se visualiza a lo lejos a la manga, la cual está asentada en el cuadrante NO del punto de visual a unos 5 km del mismo, solamente visible gracias a prismáticos aportados por productores de la zona de Sauce.
Siendo las 03:30 pm el equipo Haberle/Fernández se une al otro equipo en la zona, y ambos coteja que la manga sólo ha realizado vuelos intermitentes en el lugar.
Siendo las 05:30 pm se da por terminada la jornada.

Los puntos serán subidos a la a la brevedad.

Comments

wonderful comments!