JANEIRO JÁ ACABOU! COMO ESTÃO AS METAS?

O primeiro mês de 2019 já foi para a conta. A pergunta é: como estão as suas metas de vendas? Tenho conversado com muitos profissionais de diversas empresas e o que percebo é que muitos deles ainda não sabem nem para onde estão indo! Isso acontece por alguns motivos, entre eles a falta de planejamento e falhas na execução. Para essas empresas, quanto mais os meses vão passando, maior é o desespero ao ver que “os números” não estão sendo alcançados.

O mercado se tornou muito difícil para as empresas, mas principalmente para aquelas que “são compradas”, ou seja, suas equipes estavam acostumadas a tirar pedido. Em um diagnóstico com um cliente ele disse a seguinte frase: “…sempre vendemos mais do que tínhamos capacidade de produção, nunca precisamos fazer marketing ou ter um setor comercial, porém agora, estamos sentido nossos clientes encolherem seus negócios conosco…”. Muita coisa deixou de ser feita e agora o resultado vem como uma avalanche, muito difícil de segurar.

Confira abaixo 10 dicas para atingir as metas do ano e melhorando os números:

1 – Elenque prioridades no seu trabalho, foque no que realmente pode influenciar no seu resultado.

2 – Analise os números, se estão abaixo da meta, redistribua o que falta nos meses que restam.

3 – Verifique o que deu certo e reforce, mas, lembre-se de analisar o que não deu certo para não repetir o erro e perder tempo.

4 – Compare as compras da sua carteira de clientes com o seu mix de produtos. Veja onde você pode agregar mais produtos nos clientes que você já atende.

5 – Entenda sua carteira de clientes e crie ações focadas para os clientes A, B e C.

6 – Reveja sua área de atuação, veja se você não está correndo muito e tendo pouco resultado. Muitas vezes menos é mais, ou seja, foco calibrado em clientes com mais potencial trazem mais resultados positivos.

7 – Gerencie seus resultados e os da sua empresa. Saber o que está acontecendo é fundamental para tomadas de decisões rápidas e assertivas em vendas, melhorando o desempenho a tempo de alcançar as metas.

8 – Conheça o processo de vendas, como funciona, como seus clientes compram. Isso faz muita diferença entre um vendedor de alta performance e um vendedor “na média”.

9 – Avalie outros canais de venda. Não fique preso somente ao tradicional, o mundo digital é promissor.

10 – Treine. E, Treine sua equipe! Quanto mais preparada, maiores as chances de sucesso! É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica, uma receita ideal para ter sucesso em vendas e alcançar as metas. O sucesso não vem de um roteiro inflexível, vem de atitudes corretas e técnicas bem desenvolvidas aliadas a um bom planejamento e execução adequada. Se você é um líder de vendas, lembre-se que o sucesso ou fracasso da sua equipe depende de você. Invista tempo para conhecer e entender sua equipe. Isso vai lhe ajudar a tomar as melhores decisões.

Quem sabe para você possa parecer algo já “batido” mas, as metas precisam ser SMART. Ou seja, eSpecíficas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. Verifique se suas metas cumprem essas exigências, caso contrário, é melhor revê-las. Um estudo de Harvard mostrou que os 3% da população que colocam no papel suas metas e objetivos, tem uma renda superior aos outros 97% que não tem objetivos, não fazem planos para alcançar seus objetivos ou não colocam os objetivos e planos no papel. Então, defina suas metas SMART, coloque no papel e faça acontecer! Uma dica para definição de metas: não exagere na quantidade de metas, defina o que realmente é importante e respeite seus limites.

Não deixe o ano passar e, quando chegar o segundo semestre ou o ano estiver acabando, bater o desespero e ficar extremamente difícil atingir o resultado planejado. Lembre-se que o cliente está empoderado, ele tem informação. Bom, mas isso já é assunto para outro texto.

Boas Vendas!

Forte Abraço!