25 de novembro de 2020

SkyDrones/SkiAgri e SC Agro encerram nessa sexta a 8ª turma do curso de operadores de drones

As empresas devem colocar no ar nas próximas semanas o site da Rededrones, que tem como objetivos facilitar o acesso dos operadores ao mercado, expandir a atuação da tecnologia e garantir qualidade nas aplicações

As empresas SkyDrones/Sky Agri e SCAgro terão na próxima sexta-feira (27), em Porto Alegre, o encerramento da 8ª turma do Curso de Piloto de Drone de Pulverização. Com os 12 alunos da turma de agora (número padrão do curso), a iniciativa terá atingido a marca de quase 100 profissionais formados em cerca de um ano e meio, “o que dá uma ideia da grande por desse tipo de qualificação no mercado”, explica o agrônomo e diretor da SC Agro, Eugênio Schroder. Antes do fechamento, a turma terá ainda nessa quinta e sexta (26 e 27) aulas práticas no campo de testes da SkyDrones em Gravataí/RS. Com a confraternização de encerramento marcada para as 16h30 da sexta, na sede da empresa (Rua Marquês do Alegrete, 103, na capital).

Última turma havia se formado em outubro e já são quase 100 profissionais qualificados pelo curso ministrado via web e com prática no Rio Grande do Sul

Conforme Schroder, o currículo do curso foi idealizado pela SC Agro em parceria com SkyAgri a partir da necessidade urgente de se treinar os pilotos para realizar as operações com drones com segurança, já que os aparelhos já estavam no mercado em quantidade cada vez maior e de cada vez mais marcas. “Também temos tido uma procura grande de técnicos e empresários que queriam fazer a recomendação de produtos para aplicação com drones e precisavam conhecer a ferramenta, ou mesmo operadores que queriam montar uma empresa de drones e precisavam conhecer o setor de uma forma mais imparcial”, recorda Schroder, que é também um dos instrutores do curso.

O empresário ressalta que o curso é baseado no currículo que havia sido preparado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a proposta da chamada Instrução Normativa (IN) dos Drones, que segue tramitando no órgão. A elaboração do esboço teve a participação da SC Agro e da Sky Drones, assim como de diversas entidades ligadas ao setor na agricultura, inclusive o Sindag e o Ibravag. “Apesar de ainda estarmos esperando pela IN, começamos a ministrar o curso por uma exigência do próprio mercado, já que os drones já estavam na lavoura, iam operar de qualquer maneira e havia muitos profissionais em busca dessa qualificação”, justifica Schroder. “A ideia foi garantir qualidade e segurança no campo”, completa.

REDE DE OPERADORES

Falando em demanda, a SC Agro deve colocar no ar nas próximas semanas o site da Rededrones, uma iniciativa lançada no final de outubro (na formatura da 7ª turma do curso de operadores) e que reúne prestadores de serviços de pulverização em um sistema focado em abrangência, qualidade e rapidez. Ou seja, se o curso atende à demanda de mercado por aplicações aéreas, o objetivo com a Rededrones é garantir que agricultores de todo o País tenham acesso a uma prestação de serviços de qualidade com aparelhos remotos. Ao mesmo tempo, facilitar o acesso ao mercado a quem está ingressando na atividade.

“Quem está começando agora não precisa cometer os mesmos erros que outros já cometeram para conquistar seu espaço”, assinala Schroder. A iniciativa é da Skydrones e da SC Agro, mas ele explica que a rede vai abranger operadores de todas as marcas de drones. Tendo como pré-requisitos a qualidade. Somos quatro agrônomos que dão assessoria para montar e administrar uma empresa de drones e para fazer aplicações com os aparelhos. Esse ‘administrar’ abrange também desde o marketing até a prospecção de clientes”.

Além do acompanhamento técnico, a Rededrones também terá treinamentos mensais para suas associadas e a expectativa é de que se torne referência para produtores rurais em busca de serviços de drones. A ideia é que o agricultor que precisar de uma aplicação com drones (ou mesmo ainda pensa em experimentar o serviço) entre em contato pelo site. A rede, por sua vez vai repassar o pedido aos operadores mais próximos e, quem estiver livre, pode pegar o serviço. “É quase como um uber dos drones”, assinala Schroder, referindo-se ao serviço de motoristas via aplicativo. “Porém, os operadores que quiserem se cadastrar serão avaliados nos pré-requisitos de qualidade e segurança nas aplicações.” E o pagamento para a rede será um percentual do faturamento. “Passa a ter todo o suporte e só paga quando voa”, conclui  Schroder.

Enquanto o site da Rededrones não entrar no ar, informações sobre o serviço podem ser buscadas no site da SC Agro, no endereço https://schroderconsultoria.com.br .