26 de junho de 2024

Aeroagrícola canadense trata 64,4 mil ha de florestas em um dia

A empresa FPL, situada no oeste do país, usou 16 aeronaves Air Tractor AT-802 em 67 voos para superar seu recorde de 2023, que era de 43 mil hectares

A canadense Forest Protection Limited (FPL), com sede em Lincoln, província de New Brunswick (na costa leste do país) festejou na última semana o feito de tratar 64,4 mil hectares de floresta em apenas um dia. Isso utilizando 16 aeronaves Air Tractor AT-802 em 67 voos em uma área na província vizinha de Ontario. O que, segundo a FPL, superou a marca de 43 mil hectares tratados no mesmo tempo, obtida no ano passado. Especializada em monitoramento e tratamento aéreo de florestas comerciais e reservas, a operadora atua desde 1952 e tem um braço forte também no combate a incêndios florestais.

FROTA: Operação no Canadá teve frota de aviões com capacidade de 3 mil litros de capacidade que cobriram, em um dia, uma área pouco menor que três vezes o Estado brasileiro de Sergipe. Foto: FPL/divulgação

Além de ser a maior operadora 702 no Canadá (categoria do serviço aéreo especializado no Regulamento de Aviação Civil daquele país, a FPL é líder global em gestão de saúde florestal em grandes extensões. Além disso, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de precisão e ainda tem um programa próprio de bolsa de estudos para incentivar a formação de mulheres pilotos agrícolas.

Conforme o Inventário Florestal Nacional canadense (NFI, na sigla em inglês), o Canadá é o terceiro país mais florestado no mundo, com 90,4% de suas florestas em áreas públicas. Além disso, o país possui 9% da área florestal do planeta, cobrindo 3,61 milhões de quilômetros quadrados. A título de comparação, o Brasil possui 12% da área florestada do Globo (segundo a ONU). Aliás, os dois países integram o grupo de cinco nações que abrangem 54% da área florestada do mundo – as outras são a Federação Russa (20%), Estados Unidos (8%) e China (5%).