24 de outubro de 2023

Aeroagrícola combate as chamas em reservas naturais de MG

Aviões da Rondon lançaram mais de 46 mil litros em seis horas de operações para conter o fogo no município de Januária, no norte do Estado

A empresa Aero Agrícola Rondon atuou forte, nessa segunda-feira (23), contra incêndios florestais na Área de Proteção Ambiental (Apa) Cochá e Gibão, no município mineiro de Januária. Só nessa operação, foram seis horas de combate às chamas, com duas aeronaves Air Tractor  a aeroagrícola utilizou duas aeronaves Air Tractor realizando 13 lançamentos cada uma, totalizando mais de 46 mil litros contra o fogo, no apoio a brigadistas a bombeiros.

A operação ocorreu por um contrato da Rondon com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais. Além disso, a Rondon (que tem sede em Tangará da Serra/MT) também tem aeronaves apoiando as operações contra as chamas na região do Pantanal – atuando junto com os dois aviões Air Tractor do Corpo de Bombeiro Militar do Estado. Neste caso, também por contrato com o governo estadual. Além de combater incêndios também e reservas dentro de propriedades rurais.

INPE

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), este ano o Brasil teve 140.362 focos de incêndio detectados de 1º de janeiro até esta terça-feira (24 de outubro). O número é 18% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado e 16% abaixo do índice de 2021.

Porém, neste 2023, a estiagem (que traz junto o risco de incêndios) está se prolongando na faixa entre a Amazônia e o Semiárido, abrangendo ainda parte do Sudeste do País. Enquanto aumenta as chuvas no Sul.

Confira abaixo imagens de operações contra as chamas realizadas pela Rondon na atual temporada, entre Mato Grosso e Minas Gerais:

 

 

Comments

wonderful comments!