31 de janeiro de 2023

Air Tractor entrega no Brasil seu milésimo AT-802

Avião agrícola é o maior monomotor do mundo no segmento e foi adquirido por um operador privado do Mato Grosso, aumentando a frota de quase 70 exemplares do modelo operando em lavouras e contra incêndios no País

A norte-americana Air Tractor festejou neste mês a entrega, para o Brasil, do milésimo avião AT-802 produzido na fábrica em Olney, no Estado do Texas. Maior avião agrícola monomotor produzido em série no mundo, o 802 tem capacidade de 3.028 litros e, em terras brasileiras, é utilizado tanto para o trato de lavouras quanto para combate a incêndios em vegetação. A finalização do modelo nº 1.000 teve festa na fábrica, em um almoço reunindo os funcionários, dirigentes e parceiros da empresa. Com direito a falas do presidente da Air Tractor, Jim Hirsch; do vice-presidente de Vendas e Marketing da Pratt & Whitney Canadá (PWC, que fornece a turbina PT-6 do avião), Anthony Rossi, e do gerente-sênior de Marketing da PWC, Natanael Vaz.

Para completar o feito, a aeronave, vendida aqui pela Aeroglobo Aeronaves, de Botucatu/SP, ganhou cores da bandeira brasileira – com uma faixa verde dividindo espaço com os tradicionais tom amarelo e listras laterais azuis dos Air Tractors. Em seguida, o aparelho iniciou seu translado cruzando a América Central rumo à cidade de Sorriso, no Estado brasileiro do Mato Grosso. Onde chegou na sexta-feira (dia 27), no hangar do Grupo Moacir Smaniotto (GMS) Agronegócios, comprador do avião. Trata-se de uma empresa agrícola familiar (no caso, um operador aeroagrícola privado), que cultiva 44,7 mil hectares de soja, milho e algodão. Onde o novo AT-802A se junta a um Air Tractor 502 XP, adquirido em 2019 pelo grupo.

COMEMORAÇÃO: marca de produção foi festejada com almoço e solenidade com funcinãrops, dirigentes e parcerio da fábrica em Olney, no estado norte-americano do Texas – Foto: Air Tractor/divulgação

FROTA BRASILEIRA

Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Brasil possuía até esta terça-feira (31 de janeiro) 39 aeronaves AT-802 e 28 AT-802A (versão mais recente do modelo). Mas, neste caso, alguns aparelhos ainda em reserva de mercado – ou seja, com o registro já reservado pelo comprador, mas com aeronave ainda não entregue pelo fornecedor.

Já há alguns anos o Brasil é o principal mercado da Air Tractor fora dos Estados Unidos. Entre todos os seus modelos, a maior fabricante de aviões agrícolas do mundo tem cerca de 500 aeronaves voando no Brasil, respondendo por em torno de 21% da frota aeroagrícola do País – que, aliás, é a segunda maior do planeta, com cerca de 2,5 mil aeronaves.