8 de dezembro de 2020

Aplicação aérea em arroz é tema de Encontro Técnico da revista AvAg

Evento via web teve a participação da pós-doutora em Tecnologia de Aplicação Tânia Bayer, desdobrando o artigo técnico publicado na última edição a revista Aviação Agrícola

Sistemas e taxas de aplicação aérea na aplicação de fungicidas em arroz irrigado foi o tema do 1º Encontro Técnico da Revista Aviação Agrícola, realizado nessa terça-feira (8). O evento foi via web, a partir das 19 horas, com a palestra da pós-doutora em Tecnologia de Aplicação Tânia Bayer. Ela apresentou o estudo feito por ela para sua tese de doutorado na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, juntamente com pesquisadores Milton Cabezas-Guerrero e Casimiro Gadanha Junior, respectivamente, da Universidad Tecnica Estatal de Quevedo (Equador) e da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo.

Confira abaixo o vídeo da apresentação

O estudo foi resumido no artigo técnico publicado na 9ª edição da revista Aviação Agrícola, que começa a circular esta semana. A versão digital da publicação também poderá ser conferida no site revista. Durante cerca de uma hora, Tânia descreveu o trabalho feito em campo e laboratório e soluções encontradas na pesquisa para aferir os índices de eficiência das aplicações tanto na parte superficial, quanto nas partes mais baixas das plantas.

Ela também destacou a importância da divulgação do material, não só pela difusão do conhecimento entre os operadores e técnicos do setor, mas também para incentivar novas pesquisas sobre aplicações aéreas. A pesquisadora também respondeu a perguntas dos internautas, repassadas pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle (que conduziu os trabalhos).

O evento foi uma promoção conjunta do sindicato aeroagrícola com o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag). E teve ainda um agradecimento especial aos patrocinadores da revista, editada pelo Ibravag.