13 de maio de 2021

Argentina: Santa Fé e Fearca firmam parceria contra incêndios

Entidades aeroagrícola deve intermediar disponibilidade de aeronaves de associadas em operações com militares e bombeiros voluntários em áreas de vegetação

O governo da província de Santa Fé (no centro-leste da Argentina) firmou convênio no último dia 11 com a Federação Argentina da Câmaras Agroaéreas (Fearca), para combate a incêndios em vegetação. Pelo acordo, a entidade aeroagrícola deve intermediar a disponibilidade de aeronaves de suas associadas para operações contra as chamas. Principalmente em ações de alerta antecipado e combate inicial ao fogo, impedindo seu alastramento. Além, é claro, do suporte a equipes em solo em operações maiores. Com o acordo, a aviação agrícola passa a atuar em conjunto com as brigadas florestais da Federação dos Bombeiros Voluntários de Santa Fé e a Brigada de Emergência do Exército Argentino.

Conforme o secretário de Proteção Civil da província, Roberto Rioja, o chamado Sistema de Alerta Precoce (SAT) serve também para avaliação tomada de decisão. “Basicamente, uma vez que técnicos desta Secretaria avaliem, em conjunto com os chefes de bombeiros, a necessidade de intervenção aérea para combate ao incêndio, será emitido um alerta para a Fearca com tipo de necessidade e localização e, a partir dessa área, localizarão a aeronave adequada e farão o despacho para a base operacional”, explicou Rioja, em entrevista para o jornal La Capital.