16 de abril de 2023

ARGENTINA: Venado Tuerto teve operações aéreas contra mosquitos em abril

Voos contra o Aedes aegypti foram solicitados pela prefeitura desta vez sobre 14 áreas da cidade de 76 mil habitantes, conforme é feito desde 2006 por uma empresa aeroagrícola e seguindo protocolos da OMS

A cidade argentina de Venado Tuerto, na província de Santa Fé, iniciou neste mês operações aéreas contra mosquito Aedes aegypti. Os trabalhos começaram depois que a cidade registrou seu primeiro caso de dengue neste ano, no começo do mês. Os voos sobre 14 áreas da cidade foram coordenados pelas Secretarias de Meio Ambiente e de Espaços Públicos  complementaram as aplicações terrestres de inseticidas e larvicidas – com produtos autorizados pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (Anmat, equivalente lá à Anvisa no Brasil) e Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar (Senasa, vinculado ao Ministério da Agricultura argentino). O reforço aéreo foi motivado também pelo somatório de chuvas e onda de calor na província nas últimas semanas – o que vez o número de casos em Santa Fé pular de 5.838 para 10.805 casos de dengue e outros 66 de Chikungunya, entre março e abril.

Após o combate aéreo, promovido pela prefeitura com apoio da empresa Yebila Servicios Agroaereos, a cidade de 76 mil habitantes ainda terminou a última semana com cinco casos confirmados de dengue. Bem abaixo de outras cidades de porte parecido na província, como Rafaela (92 mil habitantes), que registra 795 casos da doença; Cerez (15 mil habitantes), com 854 casos; Esperança (40 mil habitantes) com 24 casos, e várias outras.

HISTÓRICO

No caso de Venado Tuerto, as operações aéreas de combate ao Aedes aegypti se repetem desde 2006. Pelo menos duas vezes por ano, em conjunto com as operações terrestres e complementando o trabalho de eliminação de focos de larvas (casa a casa e em terrenos vazios). Em geral, os voos sobre a cidade duram em média 17 minutos. O uso da ferramenta aérea no município começou por iniciativa do governo local e o ponto de partida foram os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) para esse tipo de operação.

Além de ajudar a proteger Venado Tuerto contra mosquitos, em 2020 a Yebila Servicios Agroaereos também passou a parceria entre a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e o governo de Santa Fé para combate a incêndios em vegetação na província. Pelo acordo, nos casos de incêndio em que é preciso apoio aéreo, o pedido é feito pelas autoridades provinciais à Fearca, que encaminha o chamado à empresa aeroagrícola apta para esse tipo de operação que esteja mais perto da ocorrência.

MISSÃO: trabalho da aviação em conjunto com as equipes terrestres já protege há 17 anos a população da cidade – foto: prefeitura de Venado Tuerto/divulgação