30 de maio de 2020

Assembleia do Sindag debateu planejamento, articulação e governança

Plenária aprovou modernização dos estatutos e o balanço financeiro, além repassar conquistas dos últimos 12 meses e conferir o rumo de diversas ações estratégicas

O Sindag oficializou, em seus estatutos, a possibilidade das assembleias da entidade serem realizadas via internet. A medida foi aprovada em uma plenária via web, realizada na sexta-feira (29). A novidade faz parte de uma lista que abrange, entre outros itens, a substituição do Conselho Fiscal por auditorias independentes nas contas da entidade e a prerrogativa do Conselho Administrativo escolher os diretores da entidade.

Apesar da votação via web ter ocorrido antes da cláusula prevendo a modalidade, ata da assembleia poderá ser registrada em cartório com base na situação atípica da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN). Segundo o presidente da entidade, Thiago Magalhães Silva, o objetivo das mudanças é dar segurança jurídica à nova realidade, além de modernizar a governança do Sindag.

PROTAGONISMO

Após a prestação de contas e aprovação do relatório financeiro da entidade referente a 2019 (apresentado pelo contador Marcone Hahan de Souza), a Assembleia se debruçou sobre o balanço das atividades da entidade nos últimos 12 meses – quando a entidade passou de 163 para 180 associadas (abrangendo agora 70% das empresas do setor). Magalhães destacou o protagonismo do setor aeroagrícola nas articulações e na geração de informações consistentes sobre e para o setor. E o quanto esse esforço foi providencial para o setor ter maior segurança durante a crise do coronavírus.

O presidente falou ainda sobre os mais de 1,5 mil contatos mantidos em 2019 em articulações com instituições e autoridades federais e nos Estados – incluindo o Supremo Tribunal Federal (STF), o Ministério da Economia e a Secretaria de Governo da Presidência da República. O balanço também abrangeu as expectativas em torno o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil no ano que vem – com a transferência da programação deste ano – e o dinamismo do Sindag na promoção do Congresso Web, que segue até julho.

“Mostras do alto nível da gestão da entidade, que se sobressai também com ações como o projeto Mentoria”, completou Magalhães. Nesse caso, referindo-se à iniciativa que conta com 27 consultores – lançando um olhar sobre processos e métodos e indicando rumos para maior eficiência das associadas do Sindag.

MOBILIZAÇÃO

O diretor-executivo Gabriel Colle lembrou ainda que, nesse período, o Sindag esteve em quase 500 eventos (como organizador ou participante), envolvendo mais de 65 mil pessoas. “A maior parte (36,5%) focados em articulação e, em segundo (21,6%), eventos de ações de promoção. O resto da lista dividido entre eventos de qualificação, associativismo, pesquisa e inovação, regulamentação, serviços e governança – segundo os objetivos estratégicos do sindicato aeroagrícola”, pontuou.

Aliás, o andamento do próprio Planejamento Estratégico da entidade também foi citado na prestação de contas do último ano. Colle destacou, entre outros pontos, projetos como a ferramenta de gerenciamento operacional preparada pelo sindicato, que nos próximos meses será disponibilizada às associadas.  Ele destacou também a assessoria na abertura de empresas, a agenda permanente em Brasília, as discussões governamentais sobre o marco regulatório do setor (que tiveram recentemente a publicação da Instrução Normativa sobre as aplicações em banana) e o aumento das parcerias com entidades do agro – já são mais de 150, em 18 Estados.

Já no quesito convenções coletivas, os associados tiveram um panorama das discussões do Sindag com os sindicatos Nacional dos Aeronautas (SNA, que abrange os pilotos), dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Sintargs) e dos Trabalhadores de Empresas de Táxi Aéreo, Aeroclubes, Aviação Agrícola e de Garimpo (Sinaero, que engloba o pessoal em solo). Nos três casos, as conversas ocorrem através do Grupo de Trabalho criado pelo sindicato aeroagrícola para costurar as convenções.