17 de janeiro de 2022

Aviação agrícola lançou mais de 100 mil litros de água contra incêndios no RS

Operações da última semana envolveram pelo menos três associadas do Sindag na Fronteira Oeste do Estado, em cerca de 90 ataques contra chamas

Operações de combate a incêndios em vegetação mobilizaram empresas aeroagrícolas na última semana, na Fronteira Oeste gaúcha. A situação mais crítica foi em Uruguaiana, mas ocorreram operações também em São Borja, entre a terça-feira e o domingo (dias 11 a 16). Pelo menos três empresas associadas ao Sindag combateram as chamas: Itagro e Arenhart Aviação Agrícola, respectivamente, de Alegrete e Uruguaiana, além da Aeropel Aero Operações Agrícolas, de São Borja.

No total foram mais de 100 mil litros de água lançado contra focos em campo ou próximo a lavouras, protegendo principalmente moradias, animais e instalações de fazendas. O que representou cera de 90 lançamentos contra chamas, em uma semana que foi especialmente quente nas regiões oeste e sul do Estado. Em Uruguaia, a cidade registrou a temperatura mais quente nos últimos 62 anos: 41,1 graus na quarta-feira (12). No mesmo dia, São Borja atingiu a marca de 44 graus.

O fogo ameaçou inclusive a Reserva Ecológica do Taim, próximo a Rio Grande e, em Santana do Livramento (na fronteira), entidades de produtores rurais chegaram a entrar em contato com o Sindag, para saber sobre a disponibilidade de outros aviões na região – que acabaram não sendo utilizados.

ITAGRO: empresa alegretense combateu incêndios …

…durante pelo menos quatro dias

ARENHART: empresa da fronteira também operou contra as chamas…