20 de maio de 2022

Avião agrícola foi estrela em ação de proteção às abelhas

A aviação agrícola foi a estrela esta manhã na região de Ribeirão Preto, pelas comemorações do Dia Mundial das Abelhas. Uma aeronave Air Tractor modelo AT 402-B caracterizada como uma abelha gigante sobrevoou os municípios de Ribeirão Preto, Sertãozinho e Dumont, chamando a atenção para a importância das boas práticas em campo e a proteção dos polinizadores. O avião da empresa Garcia Aviação Agrícola partiu do Aeródromo Santa Lydia (base da aeroagrícola), como ponto alto de uma movimentação que começou com um café da manhã para convidados e imprensa, seguido das falas sobre a importância das abelhas para o meio ambiente e a própria produção e alimentos no mundo.

A iniciativa foi da ong Bee Or Not To Be e marcou o quarto ano de comemoração da data, criada em 2018 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento reuniu apicultores, imprensa, empresários e autoridades locais. “A gente entendeu que é uma oportunidade muito grande para dialogar”, explicou o vice-presidente da ong, Daniel Gonçalves. Em sua fala pouco antes da decolagem do Abelhão, Gonçalves agradeceu a acolhida do empresário José Paulo Garcia, que colocou seu avião à disposição da iniciativa. “O objetivo é disseminar a importância de conduzir boas práticas no sentido de olharmos para a necessidade preservar os polinizadores”, destacou.

Confira o vídeo com a fala do presidente da ong Bee Or Not To Be:

Aliás, o próprio comandante Garcia conduziu seu avião no sobrevoo pela região. O que, para ele, “foi uma experiência muito bacana”. Com mais de 40 anos de experiência como piloto agrícola, ele conduziu o Abelhão a uma altura de cerca de 300 pés (pouco mais de 90 metros) sobre as cidades, atraindo a atenção da população. “Eu acho que todo mundo saiu muito bem esclarecido. As abelhas são vitais para nosso futuro”, destacou Garcia. “Também ficamos sabendo que o projeto deverá ser apresentado em agosto na Turquia”, destacou o empresário, referindo-se ao 47º Congresso Internacional de Apicultura da Apimondia (Federação Internacional de Associações de Apicultores), do dia 24 a 28, em Istambul).

Confira a fala de Garcia sobre  evento:

AÇÕES

Além do voo pela região conscientizando sobre a importância das abelhas, Garcia também vez uma demonstração de combate a incêndio florestal para o público reunido em sua base. O Air Tractor Abelhão lançou cerca de 1,5 mil litros de água sobre parte da extensão da pista, mostrando como uma manobra de ataque a uma linha de fogo em vegetação.

PARCERIA: o vice-presidente da Bee Or Not To Be, Daniel Gonçalves, junto com o presidente do Sindag , Thiago Magalhães Silva e o empresário e piloto José Paulo Garcia

Para o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva – que também participou do evento, a iniciativa serviu para corroborar a linha adotada pela entidade aeroagrícola, de fomento às boas práticas em campo, transparência e diálogo com a sociedade. Tanto para garantir a sustentabilidade ambiental nas lavouras quanto em ações diretas de proteção a biomas. “São ações que fazem parte do próprio Planejamento Estratégico do Sindag visando todo o setor aeroagrícola”, pontuou o presidente.

No caso da importância dos insetos polinizadores, o dirigente lembrou o apoio da entidade também a iniciativas como o Movimento Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), e a campanha AgroCooperação – Uma consciência, inúmeros benefícios, do governo do Estado do Mato Grosso do Sul (que deve ser replicada em outros Estados). Todas focadas principalmente no diálogo e boas práticas em campo, entre agricultores, apicultores, meliponicultores, aplicadores de defensivos e pessoal de assistência técnica.

No caso do combate a incêndios, o dirigente aeroagrícola lembra que, só no ano passado, a aviação agrícola brasileira lançou quase 20 milhões de litros de água contra chamas, garantindo a segurança de brigadistas em solo e protegendo biomas naturais, lavouras e até instalações e residências dentro das áreas de incêndio. Isso em operações no Pantanal no Mato Grosso do Sul, Chapada dos Veadeiros, em Goiás; Serra da Canastra, em Minas Gerais; Chapada Diamantina, na Bahia, e Parque Nacional de Brasília. Além de áreas de Cerrado e Caatinga no Nordeste e áreas de proteção em São Paulo.

Veja onde a iniciativa foi notícia:

G1

Forbes

Confira a simulação de combate a e incêndio florestal,
que também foi destaque na performance do
Air Tractor Albelhão no evento desta sexta-feira: