10 de outubro de 2022

Aviões agrícolas combatem fogo em províncias argentinas

Em Santa Fé, operações estão centralizadas no Aeroporto de Sauce Viejo e aeronaves atuam também em Jujuy, com 160 brigadistas nas duas frentes

A Defesa Civil de Santa Fé, na Argentina, está centralizando no Aeroporto de Sauce Viejo as operações contra incêndios florestais na região. O aeródromo fica na parte sudoeste da capital (que tem o mesmo nome) da província – a cerca de 250 quilômetros da fronteira uruguaia e a pouco mais de 320 quilômetros de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul (em linha reta). Segundo o boletim de Controle de Fogo desta segunda-feira (10), do Serviço Nacional de Controle de Fogo do país (SNMF, na sigla em espanhol), as operações na região se concentram na área próxima ao túnel da Rodovia 168 sob o Rio Paraná (na divisa com a província de Entre Rios.

Os meios envolvidos nas operações no local envolvem três aviões agrícolas e dois helicópteros para ataque às chamas, além de um avião de observação e dois helicópteros para transporte de pessoal. Além de mais de 60 brigadistas federais, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Fé e da Secretaria de Proteção Civil da província.

Outros três aviões agrícolas e dois helicópteros seguem operando contra as chamas na província de Jujuy (noroeste do país, na divisa com Bolívia e Chile), junto com 100 brigadistas, entre servidores federais e pessoal das cidades próximas. As frentes ali ocorrem contra quatro focos que ainda queimam, embora contidos ou controlados.

PANORAMA

Enquanto isso, mais quatro aviões agrícolas fizeram a diferença nas operações em Córdoba, na última semana. Conforme a Télam (a agência nacional de notícias do país), somente entre a segunda (3) e a terça terça-feira, mais de 200 brigadistas se esforçaram para controlar as chamas nas áreas de de Cuchi Corral e Alpa Corral, no sul da província. O objetivo ali agora é garantir que o fogo não volte a ganhar força, devido principalmente aos ventos que tornaram mais perigosas as operações.

Conforme o SNMF, atualmente há quatro focos de incêndios ativos (quando as chamas ainda se propagam livremente) na Argentina – os outros três são na região de Gualeguay, em entre Rios; em Belgrando, na província de San Luis, e Rosário de Lerma, em Salta. O relatório do Ministério do Meio Ambiente argentino aponta ainda outros 26 focos de incêndio (em nove províncias) classificados como extintos (totalmente eliminado), controlado (quando ele é definitivamente contido e está quase eliminado) e contido (com chamas ativas, mas com seu avanço barrado.

O governo federal também enviou um helicóptero para apoiar as operações em San Luis, para controlar o foco em Belgrano e terminar o serviço e outros dois locais.  Ainda segundo o SNMF, nas outras províncias não ouve solicitação de ajuda federal. Enquanto isso, a temporada contra chamas tem sido notícia na imprensa argentina nos últimos meses também com suas consequências para as cidades, especialmente a fumaça.

CÓRDOBA: em Cuchi Corral, pilotos e brigadistas tiveram que combater as chamas em meio a fortes ventos – Foto: La Voz