26 de dezembro de 2020

Balanço do trabalho do Sindag em 2020 em pauta no Conexão Rural

Diretor-executivo Gabriel Colle foi um dos entrevistados na manhã deste sábado no programa do jornalista Alex Soares na Rádio Acústica FM e transmitido pela internet

Um balanço de 2020 para a aviação agrícola e para o agronegócio (em especial o setor arrozeiro gaúcho) foram temas do bate-papo desde sábado, no programa Conexão Rural, da rádio Acústica FM, de Camaquã, no Rio Grande do Sul. A conversa com o jornalista Alex Soares teve o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, e o diretor jurídico da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Anderson Beloli.

Confira abaixo a íntegra da entrevista

Destaque para como a importância que a agricultura e a própria ferramenta aérea teve reforçada neste ano de pandemia. E até que ponto isso passou a ser melhor percebido pela sociedade em geral. Tanto Beloli quanto Colle abordaram também as mudanças repentinas no cenário econômico a partir do início do ano, com a crise do coronavírus. O que passou também pela decisão do Sindag em não realizar a edição presencial do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil em julho (o evento ganhou uma versão web este ano).

O diretor do Sindag destacou a importância do governo federal em ter incluído a aviação agrícola entre as atividades consideradas essenciais durante a pandemia. E também abordou o trabalho feito pelo sindicato aeroagrícola no suporte às associadas em estabelecer seus protocolos para prevenção contra a doença. A conversa também discorreu sobre desde o trabalho do Sindag em promover o diálogo e levar clareza aos debates sobre o setor até tendências sobre o uso de insumos biológicos.

Colle também reforçou a importância do associativismo, “tanto para os operadores aeroagrícolas quanto para os agricultores em geral”. E ilustrou isso a partir das ações feitas pelo sindicato aeroagrícola, que está terminando o ano abrangendo em seu quadro de associadas mais de 90% das empresas aeroagrícolas em operação no País. “E com a meta de chegar a 100% em 2021”.