14 de abril de 2022

Brigada da Aerotek prepara operações contra as chamas 2022

Encontro entre representantes da Empresa, da Prefeitura de Quirinópolis e de usinas sucroenergéticas alinhavaram as parcerias para os trabalhos entre julho e setembro, no sudoeste goiano

Uma reunião na última semana começou a preparar a estrutura de combate às chamas para a temporada de incêndios em vegetação deste ano, na região de Montividiu, no sudoeste goiano. O encontro foi promovido pela empresa Aerotek Aviação Agrícola, com a participação da Prefeitura e de usinas sucroenergéticas. Conforme o empresário Tiago Textor, a ideia agora foi definir com as entidades as diretrizes da Brigada Aérea neste 2022. “O passo seguinte será agendar um encontro com os produtores, para apresentar o plano de operações”, destaca Textor.

Os grandes incêndios em vegetação no Centro-Oeste ocorrem no período de estiagem na região, que normalmente vai de julho a setembro. Coincidindo também com o período de entressafra, quando pilotos e aviões agrícolas não estão atuando nas lavouras. Este será o segundo ano de operações da Brigada Aérea da Aerotek, que estreou em 2021, quando iniciou já no meio da temporada das chamas, operando por 60 dias.

Mesmo assim, a Aerotek contabilizou 16 acionamentos e 54 horas voadas na proteção de reservas e lavouras nas fazendas. O que incluiu ainda a doação de quase R$ 27 mil em horas de voo à Prefeitura de Quirinópolis, utilizados para combate a chamas em áreas de proteção ambiental.

PLANEJAMENTO: Diretrizes alinhavadas entre as entidades serão apresentadas em um encontro com produtores, para validação das ações para este ano