4 de maio de 2022

Case de sucesso na relação entre apicultura e soja

Sindag publica vídeo mostrando a importância da boa comunicação entre ambas e boas práticas entre todas as partes no trabalho em campo

Um vídeo publicado esta semana pelo Sindag deixa claro como boas práticas e comunicação clara são ingredientes essenciais para se garantir a sustentabilidade ambiental e a segurança operacional no trato de lavouras no País. O trabalho mostra o case da criação de abelhas em áreas de produção de soja no Município de São Gabriel, na Fronteira Oeste gaúcha. Aliás, mais do que boa convivência entre lavouras, aviação agrícola, pulverizadores terrestres e colmeias, demonstrando também como a complementariedade entre agricultura e apicultura está ampliando a produtividade para ambas as partes.

É que, apesar de ser uma cultura não dependente de polinização por insetos, a soja se beneficia da presença de abelhas em suas flores. Resultado: aumento de até 18% na produção de grãos. O que faz com que, de um lado, agricultores busquem colmeias para fortalecer a polinização de suas culturas e, de outro, os apicultores se capacitem melhor para prestar esse serviço.

Paralelo a tudo isso, a consciência de agricultores e aplicadores que contam com orientação técnica e seguem a bula e rótulo dos produtos. Além de criadores de abelhas que informam a localização das suas colmeias e conversam com os produtos antes de colocar suas caixas nas propriedades onde estão as plantações.

INICIATIVAS

Princípios que são a base também de duas ações apoiadas pelo Sindag. Uma delas, o Movimento Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg). Neste caso, uma ação também focada no diálogo e que disponibiliza ferramentas que vão desde um aplicativo para mapeamento de colmeias até manual de boas práticas nessa relação.

A outra ação, iniciada no ano passado, é a campanha AgroCooperação, realizada no Mato Grosso do Sul e coordenada pelo governo do Estado – com apoio também do Sindiveg, Associacao dos Engenheiros Agronomos de Mato Grosso do Sul (Aeams) e Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav). Com o slogan Uma consciência, inúmeros benefícios, a iniciativa junta ainda temperos do Colmeia Viva com outras experiências do setor privado e de entidades públicas e de pesquisas. Como pode ser conferido teve uma série de lives e podcasts educativos sobre o tema, prevento ainda ações de treinamento entre as partes.

Enfim, ações que mostram que, além de seguir as regras, tudo é também uma questão de transparência, iniciativa e bom senso. E, cada vez mais, exigindo profissionalismo.

wonderful comments!