17 de janeiro de 2021

Com 84 empresas aeroagrícolas e 259 aeronaves, Rússia tenta aprimorar o setor

Objetivo é modernizar e ampliar a frota, para conseguir um aumento de até 5% na produção agrícola a médio prazo

A Rússia possui 84 empresas aeroagrícolas certificadas pela Agência Federal de Transporte Aéreo do país. Elas abrangem 259 aeronaves que (segundo dados ainda de 2019) tratam cerca de 5 milhões de hectares de lavouras. Nesse contexto, um dos objetivos do Comitê de Política Agrícola e Alimentar do

O T-500 é o primeiro avião agrícola pós era soviética da Rússia

país é desenvolver o setor para intensificar a produção agrícola. A expectativa do órgão é de que, a médio prazo, a aviação agrícola ajude a aumentar entre 3% a 5% a produção das lavouras russas.

As estratégias governamentais abrangem também a fabricação do avião agrícola T-500, desenvolvido pela empresa Kazan MVEN – o primeiro projeto aeroagrícola da Federação Russa pós-soviética. A aeronave, que foi certificada em 2018, deve ter a produção incrementada a partir de 2022, com a construção de uma fábrica na República do Tartaristão. Tanto com o T-500 quanto com o GA-1400 (Hectare), outra aeronave russa da atualidade, o foco é mandar para a geladeira os velhos Antonov AN-2 que ainda atuam nas lavouras, modernizando e aumentando a frota além dos Balcãs.

As informações são do site da Aerochemflot, a aliança de aeroagrícola de fabricantes e operadores russos – que faz as vezes de associação do setor no país.