30 de junho de 2024

Combate aéreo a incêndios em pauta no Conexão Rural

Entrevista do sábado no quadro Nas Asas da Aviação Agrícola foi com o empresário Tiago Textor, gaúcho de Santa Maria e atuando há décadas com a família no Sudoeste Goiano

O combate aéreo a incêndios foi o tema da entrevista desse sábado (29) no programa Conexão Rural. Para isso, o bate-papo no quadro Nas Asas da Aviação Agrícola foi com o empresário e piloto agrícola Tiago Textor, falando sobre o trabalho da Brigada Aérea da Aerotex contra as chamas no sudoeste de Goiás. Gaúcho de Santa Maria e de uma família que há  29 anos fundou a Aerotex Aviação Agrícola, na goiana Rio Verde, Textor explicou que  região onde atua está sem chuvas desde abril, com a temporada de incêndios indo normalmente de junho a setembro.

Período em que há sete anos a empresa coloca aeronaves, pilotos e pessoal de terra à disposição para socorrer os produtores contra as chamas na entressafra.  “A gente começou o trabalho em parceria com o Sindicato Rural”, ressaltou Tiago Textor, lembrando que os produtores foram aderindo cada vez mais à ideia. “Começou com dois ou três aviões nos plantões. E agora temos até  cinco aviões em apoio a brigadas terrestres bem organizadas.”

EQUIPES ENTROSADAS

O empresário também explicou que o combate a incêndios em vegetação é um trabalho em conjunto, entre pilotos e pessoal na linha de frente em solo. Com as aeronaves de capacidade entre 700 e 1,8 mil litros atuando com lançamentos abrangendo faixas de 150 a duzentos metros de comprimento por oito de largura. Onde, no passar dos anos, o maior preparo dos brigadistas em solo foi aliado também ao acionamento mais precoce das aeronaves nos casos de incêndios.

Com os pilotos também ganhando experiência, apesar da empresa nunca ter descuidado do treinamento para cada temporada. Em um cenário onde todo mundo tem que saber onde está cada personagem da operação, em terra ou no ar (ainda mais quando se tem mais de um avião atuando no local). “O piloto chega e faz reconhecimento, não entra lançando. Localiza pessoal solo e voa sem perder o visual (não entra na fumaça)”, contou Textor, dando um panorama de como é esse tipo de operação.