18 de agosto de 2020

Curso de combate aéreo a incêndios tem inscrições para nova turma

Formação de pilotos para operações contra chamas ocorre em Olímpia/SP, com aulas práticas em avião turboélice de duplo comando

Seguem abertas as inscrições para o 2º Curso Brasileiro de Combate Aéreo a Incêndios em Campos e Florestas, que vai ocorrer de 21 a 25 de setembro, em Olímpia, no interior paulista. O curso visa a formação de pilotos agrícolas para operações contra as chamas e o currículo é voltado a pilotos que já operam turboélices – aviões maiores e mais potentes que as aeronaves com motor a pistão. A programação tem uma parte teórica abrangendo temas como comportamento do fogo, comunicação (com fraseologia técnica) e outros. Depois, vem a etapa prática, onde cada piloto teve que fazer pelo menos quatro lançamentos contra um alvo representando ponto de incêndio.

Além de exercitar o conteúdo repassado em sala, nos voos eles treinam técnicas de circuito, aproximação, ataque e retorno. As operações aéreas são em um avião Air Tractor AT-504, de duplo comando, na área da base da empresa Pachu Aviação Agrícola, que é parceira da iniciativa juntamente com a Americasul Aviação Agrícola. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (14) 99878-6789, com desconto para quem confirmar sua vaga até esta quinta-feira (20).

A primeira edição do curso ocorreu de 13 a 15 de julho deste ano e teve a participação de 12 pilotos agrícolas, de seis Estados (SP, PR, MT, MS, RS e PA), além de um piloto da Bolívia. A edição teve ainda o apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag).