31 de março de 2024

DENGUE: Prefeitura de Santos vai comprar drone de pulverização

Secretaria de Saúde do Município concluiu estudo técnico para aquisição da ferramenta e ideia é adquirir aparelho para aplicação tanto de larvicidas quanto de inseticidas

A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, anunciou na última semana que deve abrir licitação para a compra de um drone de pulverização, para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ideia é usar o equipamento aplicações tanto de larvicidas quanto de adulticidas. A decisão veio depois de um estudo técnico realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A novidade deve representar uma nova fase no uso das tecnologias remotas no combate a foco de mosquitos no Município. Desde 2019 a pasta já utilizava um drone de captação de imagens para detectar focos de larvas em pontos de difícil acesso. Mas sem transmissão em tempo real.

Porém, há cerca de 15 dias o Departamento de Vigilância em Saúde santista colocou em cena um drone de imagens com transmissão instantânea – para Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura. O teste foi realizado no bairro Campo Grande (parte oeste da cidade), onde os agentes localizaram um terreno grande quantidade de insetos, além de pontos de água acumulada e entulho.

Neste caso, o proprietário do imóvel foi contatado em seguida para eliminar os focos. Isso já que a ação dos agentes ainda é de caráter orientativo – inclusive com mutirões de vistorias nos bairros.

CASOS

Conforme o boletim da Prefeitura divulgado na última quarta-feira (27), Santos registrava até então 886 casos do infirmados de dengue e 28 de Chikungunya. No entanto, o levantamento do Ministério da Saúde apontava, até o final de semana, 1.424 casos de dengue em 2024 no Município, com duas mortes sob investigação. Além de 289 casos de Chikungunya, com uma morte sob investigação.

A cidade não está na lista dos 427 municípios brasileiros que já decretaram emergência. Isso em 11 Estados, inclusive São Paulo, que registra 480.470 casos de dengue, com 463 mortes associadas à doença (153 confirmadas e 310 sob investigação). Em todo o País, já são mais de 2,4 milhões de casos de dengue, com 2.234 mortes associadas à doença (1.337 ainda sob investigação e 897 confirmadas).

CURIOSIDADE: Santos fica na mesma região onde, em 1975, aplicações aéreas feitas por aviões contra mosquitos ajudaram a eliminar um surto de encefalite que causou vítimas fatais em Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém. História que foi relembrada em uma live que discutiu, no último dia 25, justamente o combate aéreo a vetores no País  – saiba mais CLICANDO AQUI .

 

IMAGENS: no equipamento em Santos deverá atuar a partir de informações coletadas por drones de captação de imagens. Que, por sua vez, tiveram reforço este ano com modelo de transmissão de dados em tempo real adquirido pelo Município – foto: Prefeitura de Santos

 

Comments

wonderful comments!