10 de fevereiro de 2021

Diretor do Sindag é homenageado no Melhores do Campo

Francisco Dias da Silva recebeu o troféu Clóvis Candiota pela sua história na aviação desde os 16 anos de idade e sua trajetória ao setor aeroagrícola nos últimos 35 anos

O diretor do Sindag Francisco Dias da Silva foi homenageado, na noite dessa terça-feira (9), com o Troféu Clóvis Candiota, voltado à aviação agrícola. A premiação foi durante a festa do Melhores do Campo 2020, ocorrida dentro da programação da 31ª Abertura da Colheita do Arroz, em Capão do Leão/RS. A premiação é promovida todos os anos pelo portal Conexão Rural, do jornalista Alex Soares e ocorreu no Auditório Frederico Costa, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa.

Confira abaixo o vídeo

O diretor estava acompanhado dos diretores do Sindag Nelson Peña e Gabriel Colle. Piloto agrícola desde 1986, abriu sua empresa quatro anos depois. Como empresário aeroagrícola ele passou a integrar o sindicato aeroagrícola praticamente desde a fundação da entidade, em 1991. Em seu discurso, Silva destacou o pioneirismo do patrono do setor, Clóvis Candiota (que dá nome ao troféu que recebeu).

Ele lembrou a parceria de Candiota e do agrônomo Leôncio Fonteles na primeira operação aeroagrícola realizada no Brasil, ocorrida em 1947, em Pelotas (vizinha a Capão do Leão). “Aqui perto”, comentou, reforçando a importância que o setor alcançou para o Brasil atualmente.

TROFÉU SINDAG

A noite teve ainda a entrega do Troféu Sindag, que em sua estreia foi para a única mulher homenageada da noite: a empresária Paola Longaray Fonseca, da Fortral Máquinas Agrícolas, de Camaquã/RS. Além disso, o diretor Nelson Peña fez a entrega do Troféu Melhores do Campo do zootecnista Manuel Munhoz, do Senar/RS e da empresa MB2 Agronegócios. Nesse caso, o premiado foi representado pelo empresário Celso Barth.

Conforme Alex Soares, que idealizador da premiação, a festa do Melhores do Campo visa a reconhecer produtores, profissionais técnicos, empresas, dirigentes e entidades que favorecem o setor rural com suas atuações. A entrega em princípio ocorreria em dezembro, mas foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus. Agora, ela foi para dentro da Abertura Oficial da Colheita do Arroz aproveitando a presença dos premiados no evento e a estrutura em condições de se fazer a festa com público reduzido e distanciamento social entre os presentes.