28 de janeiro de 2021

Dusty vai para o Museu Aeroespacial de Washington

O avião agrícola que promoveu o desenho da Disney foi preparado a partir do modelo que inspirou o personagem e encantou crianças do mundo todo

Dusty Crophopper, o avião agrícola favorito da criançada, vai morar no Museu Aeroespacial de Washington, do Instituto Smithsonian (Smithsonian National Air and Space Museum), nos Estados Unidos. O anúncio ocorreu na última semana, a partir de um acerto intermediado pela Associação Nacional de Aviação Agrícola norte-americana (NAAA, na sigla em inglês), entre o museu, os estúdios Disney e o empresário aeroagrícola Rusty Lindeman, de D’Hanis, no Texas.

O avião é a versão real do personagem principal do desenho animados Aviões (Planes), lançado em 2013 pela Disney. Trata-se de um Air Tractor AT-301, convertido para AT-400 A e pintado com as cores do protagonista da animação (que, por outro lado, também havia sido inspirado no Air Tractor). O avião havia sido preparado no mesmo ano do lançamento da animação da Disney e foi usado para divulgar o filme em feiras e eventos aéreos nos Estados Unidos e Canadá.

Já o Dusty dos desenhos era um avião agrícola que resolve entrar para o circuito de corridas aéreas e, após muitas peripécias, torna-se vencedor do Ralie Asas ao Redor do Mundo. Isso no primeiro filme, já que o personagem ainda voltou em Aviões 2 (Planes 2 – Fire & Rescue), lançado em 2014. Dessa vez, Dusty voltou como um avião agrícola combatendo incêndios, como também faz a aviação agrícola na vida real, nos Estados Unidos, Brasil e outros países.

O empresário Rusty Lindeman levou o Dusty da vida real inclusive à Convenção Anual da NAAA em 2013

EXPOSIÇÃO

Apesar de ter recebido no dia 13 a confirmação a curadoria do Museu Smithsonian da capital norte-americana, a NAAA divulgou a notícia no último dia 21, em seu site. Segundo a entidade, a expectativa é de que o Dusty da vida real possa ser exposto em Washington pelo menos a tempo para as comemorações do centenário da aviação agrícola, em 3 de agosto.

Preocupação que ocorre por dois motivos: primeiro, porque dois terços do acervo do museu na capital foi transferido para o Udvar-Hazy Center, um espaço da entidade junto ao Aeroporto Internacional Washington Dulles no Condado de Fairfax, na Virgínia (a cerca de 52 quilômetros). Isso devido às reformas no museu principal. Sem segundo lugar, os espaços permanecem fechados à visitação pública devido à pandemia do novo coronavírus.

De qualquer forma, é possível que o avião ainda possa ser exibido no Centro Udvar-Hazy. Se isso ocorrer, a reabertura será mediante diretrizes federais e da entidade. O que deverá incluir uso de máscara, distanciamento social e limite reduzido de pessoas nas visitações.

wonderful comments!