23 de janeiro de 2021

Eficiência e segurança fora a tônica no Palestra Web para RO

Evento teve a apresentação do consulto Marcelo Drescher, que abordou a história da aviação agrícola e suas particularidades, desde as tecnologias até a regulamentação e avanços

A eficiência e a segurança da tecnologia aeroagrícola estiveram em pauta na quarta-feira (20), na palestra do consultor e colunista do Sindag Marcelo Drescher. A apresentação marcou a edição da série Palestra Web voltada para profissionais, autoridades e produtores rurais de Rondônia, mas foi acompanhada também por profissionais e diversos Estados. No total, mais de 200 pessoas acompanharam o encontro pela internet, que teve cerca de 1 hora de apresentação e mais meia hora de comentários e respostas a perguntas dos internautas.

Confira abaixo o vídeo da apresentação

Drescher falou sobre as técnicas de pulverização aérea, controle de gotas, equipamentos embarcados, regulamentação. Ele também falou sobre a história do setor, comparou desempenho de equipamentos, avaliações em campo e as ações de segurança que fazem da aviação uma das mais importantes ferramentas para aliar produtividade e sustentabilidade no campo.

O evento ocorreu em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea/RO), Associação dos Agrônomos Rondônia e a Associação Brasileira dos Produtores de Soja no Estado (Aprosoja/RO). O Palestra Web integra o projeto Aviação Agrícola 2022, do Sindag e com patrocínio da Syngenta.

SUSTENTABILIDADE

A coordenação do evento ficou a cargo do secretário executivo do Sindag, Júnior Oliveira, que destacou o esforço do sindicato aeroagrícola na promoção da sustentabilidade, boas práticas do setor. Além da consolidação como instrumento de segurança alimentar e sustentabilidade.

Já o coordenador da Câmara de Agronomia do Crea/RO, Thiago Castro, destacou a importância do encontro para levar aos produtores, autoridades e aos próprios profissionais do agro as informações técnicas sobre a segurança e importância das aplicações aéreas. Castro destacou que o desconhecimento muitas vezes “leva os indivíduos a irem na contramão do desenvolvimento tecnológico”, em uma referência aos mitos disseminados sobre o setor – muitas vezes carregados com viés ideológico.