20 de maio de 2022

Elo Forte divulga nota de repúdio ao G1 de Minas

Portal publicou notícia informando erroneamente que avião envolvido em acidente estava com certificado de aeronavegabilidade vencido, corrigiu erro horas depois de informado da falha e ainda mantém informação errada no endereço eletrônico da notícia

A Elo Forte Aviação Agrícola, de Paracatu/MG, divulgou nesta sexta-feira (20) uma nota de repúdio contra o portal de notícias G1 de Minas Gerais, que publicou reportagem acusando erroneamente que sua aeronave acidentada na segunda-feira (17) estava com certificado de aeronavegabilidade cancelado. O acidente com o Piper Pawnee prefixo PR-CTD foi na segunda (dia 17) e infelizmente resultou na morte do piloto Franques Silveira Vargas, no município de Brasilandia. A empresa tinha o avião totalmente em dia, presta desde o início apoio à família de seu colaborador (do qual lamentou em nota o falecimento), assim como segue colaborando com as investigações para se apurar o que causou o acidente.

Porém, a reportagem do G1 de Minas Gerais publicou, ainda na noite de segunda, a matéria do acidente dizendo que a aeronave estava irregular (e chamando isso no título), depois de pesquisar o prefixo errado do avião no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Anac. A Assessoria de Imprensa do Sindag entrou em contato na manhã seguinte com a chefia de reportagem do portal, chamando a atenção para o fato de que a matéria havia sido feita com base em um prefixo diferente.

Embora a chefia de reportagem tenha dito que o prefixo errado (PT-CTD) foi repassado pelo Seripa 3, a alegação não isentou a dose extra de desatenção do jornalista, que escreveu a matéria baseada em um Cessna 182K Skylane – avião para quatro pessoas, bem diferente de uma aeronave agrícola (ou seja, faltou checagem).

Clique AQUI para conferir a nota na íntegra

AGRAVANTE

Apesar de esclarecida a falha, a reportagem do G1 manteve a matéria como estava até o início da tarde, quando finalmente publicou que o avião estava regular. Depois de horas de transtorno e tristeza a mais para a equipe da empresa e dos familiares do piloto no velório do profissional. Porém, ainda com um problema sério, já que o título antigo, com o enunciado “estava-com-certificado-de-aeronavegabilidade-cancelado” ainda permanecia na URL (o endereço eletrônico completo) da notícia na internet.

E aí veio o agravante: mesmo com o Sindag chamando a atenção para o fato de que isso estava impedindo a Elo Forte de esclarecer o equívoco junto a seu público – já que a URL é a primeira coisa que aparece quando se envia o link da notícia, a chefia de reportagem do G1 de Minas disse que isso não poderia ser alterado. Ao sugerir então que se deletasse a notícia e se republicasse sua versão correta (gerando uma nova URL com a informação certa), a resposta foi de que o G1 Nacional não permitia isso.

Persistindo uma gritante falta de ética e bom senso.