3 de março de 2021

Embraer anuncia a venda de mais 19 aviões Ipanema em fevereiro

Somado às oito aeronaves que haviam sido vendidas em janeiro, o volume do primeiro bimestre de 2021 já supera em 8% a venda de aeronaves agrícolas pela fabricante em todo 2020

A Embraer anunciou quarta-feira (3) a venda de 19 aeronaves EMB-203 Ipanema no mês de fevereiro. Com isso, a empresa já comercializou 27 aviões agrícolas nesse primeiro bimestre de 2021 (haviam sido oito Ipanemas vendidos em janeiro). O volume já representa 8% mais aeronaves agrícolas do que havia sido comercializado em todo 2020.

A maior parte das vendas foram para empresas aeroagrícolas – que prestam serviços para os produtores rurais. A Embraer também explica que a maior parte da demanda pelo aparelho tem sido no Centro-Oeste, embora o ritmo de vendas esteja crescendo também em outras regiões.

Modelo conta com nova pintura, em comemoração aos 50 anos de seu primeiro voo

NOVAS CORES

A fabricante credita os números ao desempenho favorável do agronegócio brasileiro e às inovações tecnológicas incorporadas na aeronave, que está em sua sétima e conta com quase 1,5 mil unidades vendidas desde seu primeiro voo, em 1970. A empresa atualmente ocupa quase 60% do mercado nacional, segundo último levantamento do Sindag sobre a frota aeroagrícola brasileira, realizado em 2020 – o novo estudo deve ser divulgado até o final deste mês.

Introduzido no mercado em 2015, o modelo EMB-203 sai da fábrica movido a etanol. A exemplo de seu antecessor, o 202 A – lançado em 2004 e que foi o primeiro avião no mundo homologado de fábrica para uso do biocombustível. No ano passado, em comemoração aos 50 anos de seu primeiro voo, o Ipanema ganhou uma nova pintura, com as cores da bandeira brasileira.