20 de novembro de 2022

Emoção em dobro na Formatura da 100ª Cavag da Aero Agrícola Santos Dumont

Além da marca de 1.037 pilotos agrícolas formados na escola, cerimônia de entrega de certificados para os oito formandos de agora teve inauguração do memorial ao pioneiro Laudelino Bernardi

A Aero Agrícola Santos Dumont, em Cachoeira do Sul/RS, teve no sábado (19 de novembro) a formatura de sua 100ª turma do Curso de Piloto Agrícola (Cavag). Oito profissionais receberam o certificado de pilotos agrícolas após concluírem o treinamento especial para atuarem em uma das categorias mais tecnicamente exigidas da aviação civil em todo o mundo.

Clique AQUI para conferir todas as imagens da festa

A turma abrangeu pilotos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Pará. As aulas começaram no dia 10 de outubro, totalizando 121 horas de aulas teóricas e 43 horas de prática. O currículo abrangeu uma etapa básica em uma aeronave Cessna 170, com missões acompanhadas do instrutor. Para em seguida passarem a etapa solo, com uma aeronave Ipanema 202. Treinando voos a baixa altitude e cumprindo gradativamente todas as etapas de uma operação em lavouras.

PRESENÇAS: Marília Schüller (Sindag)…

 A solenidade contou com a presença da coordenadora administrativa do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), Marília Luíze Schüller, e do coordenador de projetos do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Rodrigo Almeida.

… e Rodrigo Almeida (Ibravag) marcaram presença na cerimônia no hangar da Santos Dumont – Fotos Cator Becker Júnior/C5 NewsPress

A programação foi marcada ainda pela homenagem ao patrono da Aero Agrícola Santos Dumont, Laudelino Bernardi – falecido em março deste ano, aos 81 anos de idade. Na cerimônia conduzida pelo diretor da Santos Dumont e filho de Laudelino, Pelópidas Bernardi, o ponto de maior emoção foi a inauguração do memorial a Laudelino, com uma estátua do patrono, ao lado da hélice de um velho biplano Boeing Stearmann (que foi um dos primeiros modelos amplamente usados na aviação agrícola mundial).

HISTÓRICO

Com a turma de agora, a Santo Dumont (fundada em 1995) atingiu a marca de 1.037 pilotos agrícolas formados em seu Cavag. De diversos Estados brasileiros e de vários países. Além disso, em 2022 a escola de Cachoeira do Sul anunciou a conquista da categoria de Centro de Instrução de Aviação Civil (Ciac), junto à Agência nacional de Aviação Civil (Anac).

A aviação agrícola é um dos segmentos aeronáuticos que mais exigem dos pilotos. Para pilotar um avião agrícola, o profissional começa pela licença de piloto privado (que autoriza a voar por hobby), depois precisa obter a licença de piloto comercial (que o habilita a voar profissionalmente) e aí somar 370 horas de voo para então poder entrar em um curso de piloto agrícola – onde ele aprende sobre toxicologia, meio ambiente e outros temas e passa a treinar o voo a baixa altitude, por exemplo, precavendo-se contra obstáculos e operando em pistas rudimentares.

MEMORIAL: espaço lembrando o trabalho de Laudelino Bernardi – foto; Graziele Dietrich/C5 NewsPress

Por outro lado, a aviação é a ferramenta de aplicação mais regulamentada e fiscalizada no campo brasileiro, além de importante para garantir a produtividade, com economia de insumos (evita amassamento, tem menos chance de precisar de retrabalho devido à sua velocidade e precisão, entre outros predicados).

Além disso, ela também é cada vez mais essencial nas operações de combate a incêndios florestais pelo País.

Lembrando que atualmente o Brasil tem a segunda maior frota aeroagrícola do planeta, com mais de 2,4 mil aeronaves – atrás apenas dos Estados Unidos e à frente de potências como Argentina, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Canadá.

E o Rio Grande do Sul (berço do setor no País, em 1947) possui a segunda maior frota do Brasil, com mais de 400 aeronaves. Atrás apenas do Mato Grosso (600 aviões) e à frente São Paulo (322 aeronaves), Goiás (295) e outras 20 unidades da Federação.

Autoridades participaram também da inauguração do memorial, …

….que contou com a presença em peso dos familiares de Bernardi

Comments

wonderful comments!