24 de fevereiro de 2022

EUA: entidade aeroagrícola nacional tem novos dirigentes

Nova diretoria da NAAA assumiu neste mês para um mandato de um ano focado em segurança operacional e redução de preços de seguros

O portal da revista norte-americana AgAir Update destacou neste mês o início dos trabalhos da diretoria da Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) para a gestão 2022. A entidade passou a ser liderada pelo empresário aeroagrícola Jim Perrin, da cidade de Bancroft, Wisconsin. O novo presidente da NAAA já atuou em todos os cargos de diretoria da associação aeroagrícola de seu Estado e, na entidade nacional, dirigiu os comitês de Seguros e de Orçamento e Finanças, além de seu Museu.

Não por acaso, em sua mensagem na última edição da revista Agricultural Aviationda NAAA, além de uma lista de agradecimentos pela trajetória e pela oportunidade de agora, Perrin destaca como prioridades em seu mandato a segurança operacional e a redução das taxas de seguro para o setor. Na verdade, uma coisa levando à outra, mas com uma lista de ações para se chegar a ambas.

Jim Perrin – fotos: NAAA/AgAir Update

O que inclui muito esforço em educação continuada e a criação de um sistema de certificação aeroagrícola em diversos níveis. E voluntária: “mas, considerando nossos custos operacionais, acredito que ele terá adesão maciça do setor”, aposta o dirigente – de olho nas vantagens econômicas da estratégia. O que deve envolver os comitês de Seguro e de Relações Governamentais da entidade, além da Fundação Nacional de Pesquisa e Educação na Aviação Agrícola (NAAREF). Neste caso, uma entidade sem fins lucrativos criada em 1982 para promover a geração de conhecimento, transferência de tecnologias e ações educativas para operadores aeroagrícolas, parceiros do setor, órgãos de governo e instituições de ensino.

Desde 1996 a NAAREF mantém o Sistema de Apoio dos Aplicadores Aéreos Profissionais (PAASS), que capacita pilotos sobre boas práticas operacionais e ambientais. Além disso, em 2002 a Fundação criou a Com PAASS Rose, cujo nome faz um trocadilho em inglês com a rosa dos ventos. Nesse caso, um programa de orientação e educação complementar para jovens pilotos agrícolas.

EQUIPE

Perrin é dono da Agricair Flying Service, tendo a esposa Julie auxiliando no setor administrativo e mais dois funcionários atuando junto com ele como pilotos, além de outros seis colaboradores na equipe de solo. Ele opera com três turboélices Thrush e deve receber um quarto avião este ano.

Seu vice-presidente na gestão 2022 da NAAA é Craig Craft, empresário da Craft Air Services, de Hertford, Carolina do Norte. Craft também pilota, junto com outros dois profissionais contratados, e tem mais três empregados na equipe de solo. Também com a esposa no administrativo e fazendo a ligação com os clientes. Eles operam com três aeronaves Thrush e um avião Air Tractor. Craig Craft já atuou como tesoureiro da NAAA nas gestões de 2014 e 2015. Além disso, o atual vice nacional já presidiu a Associação de Aviação Agrícola da Carolina do Norte.

O novo secretário da NAAA, Ray Newcomb, é sócio da JBI Helicopter Services em Pembroke, New Hampshire, com sua esposa, Donna. A empresa conta com 13 helicópteros Bell – modelos 206 Jet Ranger, 206L Long Ranger e Bell 407s. Além de aplicações em lavouras e florestas comerciais, a JBI atua em vistorias de tubulações, combate a mosquitos e combate aéreo a incêndios em todo o nordeste dos EUA. O casal administra 70 funcionários, incluindo as equipes de suas outras duas empresas: a Craig Avionics (de manutenção e sistemas aviônicos), também em New Hampshire, e a T&M Aviation (subsidiária dos serviços de aplicação), na Louisiana.

Já o tesoureiro da NAAA em 2022 é Darrel Mertens, proprietário da Aero Applicators Inc. em Sterling, Colorado. Mertens também atua forte no combate a incêndios. Tanto que, em sua frota de cinco turboélices Air Tractor, ele tem dois AT-802F só para o trabalho contra o fogo. Além de um AT-802 atuando tanto contra as chamas como no trato de lavouras e outras duas aeronaves (um AT-402 e um AT-602) só para o trabalho em plantações.

O empresário foi vice-presidente da NAAA em 2018 e, ao contrário dos outros diretores de agora, terá um compromisso de dois anos na função – na entidade norte-americana, o tesoureiro fica um ano como titular e mais um ano ajudando seu sucessor. Considerado um contribuinte generoso com a entidade, no ano passado ele doou um biplano Grumman Ag-Cat para o leilão da NAAA, no congresso anual da entidade (Ag Aviation Expo).

Craig Craft – vice-presidente

Darrel Mertens – tesoureiro