29 de janeiro de 2020

Evento em Rosário do Sul leva público a acompanhar operações aeroagrícolas reais

Aero Agrícola Rosariense promoveu final de semana de portões abertos, mostrando  instalações, rotinas de segurança e intensidade do trabalho, junto com um encontro de paramotores e show de acrobacias

Um final de semana de portões abertos, com as pessoas podendo acompanhar operações aeroagrícolas reais e ainda apreciar um encontro de paramotores e um show de acrobacias. Assim foi a movimentação promovida pela Aero Agrícola Rosariense no último sábado e domingo (dias 25 e 26), em sua base no aeroporto de Rosário do Sul. Conforme o sócio-gerente da Rosariense, Ledo Paulo da Rosa, a ideia foi justamente mostrar ao público as rotinas e a segurança da aviação agrícola expondo suas operações normais. “Durante as operações, delimitamos as áreas de segurança, evitando que as pessoas entrassem no pátio de descontaminação, área de abastecimento, área de manobra dos aviões e, claro, na pista. Mas tudo era visível e relativamente próximo”, ressalta.

O trabalho no sábado e domingo abrangeu aplicações de defensivos e de ureia em lavouras da região. Toda a parte de líquidos foi operada a partir da base. Quanto aos sólidos, o pessoal acompanhava as saídas e chegada das equipes para as pistas no interior. Além disso, nos dois dias, os visitantes tiveram oportunidade de ver de perto e até entrar nas aeronaves agrícolas, além de conferir toda a tecnologia embarcada. “As pessoas fizeram muitas perguntas e muitos se mostraram admirados com a intensidade e a segurança das operações”, destacou Ledo. Tivemos a visita inclusive da prefeita Zilase Rossignollo (PTB), vereadores e outras autoridades

APRESENTAÇÕES AÉREAS

A parte esportiva ficou por conta de clubes de paramotores de Porto Alegre, Uruguaiana, São Gabriel, Santo Cristo e toda a região. Além do show de acrobacias do empresário José Leonardo Kaczmarck (Grifo Aviação Agrícola, de São Gabriel), com uma aeronave Zlin Z-50 LS. Para isso, as áreas em torno do aeroporto, junto e em parte da pista foram divididas em zonas para coordenar a movimentação do público, aeronaves e os voos tráfego de aviões e paramotores.

O show acabou sendo uma prévia para o Encontro de Paramotores de Uruguaiana, que vai ocorrer nos próximos dias 8 e 9 de fevereiro. “Esse pessoal se organiza muito rápido pelo WhatsApp. A gente convida, eles se organizam e vêm”, ressalta Ledo, sobre a mobilização do último final de semana. O fechamento da programação ficou por conta das acrobacias do empresário José Leonardo Kaczmarck (Grifo Aviação Agrícola, de São Gabriel), com uma aeronave Zlin Z-50 LS de Leonardo Kaczmarck. “Um grande parceiro. Ele veio no domingo, almoçou com a gente e fez a apresentação de encerramento”, destaca Ledo. “Em 25 anos que operamos aqui, nunca houve uma movimentação dessas no aeroporto”, completa, adiantando que agora o evento será anual.

 

           

Comments

wonderful comments!