15 de março de 2022

EXPODIRETO: saldo positivo para o setor aeroagrícola

Feira internacional no RS marcou a entrada definitiva do Sindag e do Ibravag no rol de expositores, com anúncio de projeto e parceria, além de vitrine ampliada para a ferramenta aérea

O diretor-executivo do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle, comentou nesta segunda-feira (14) o balanço da participação das entidades aeroagrícolas na 22ª Expodireto Cotrijal. A feira internacional (e uma das mais importantes do circuito brasileiro de eventos do agro) ocorreu na última semana (dias 7 a 11 de março), em Não-Me-Toque/RS. “Foi um marco importante para a aviação agrícola brasileira”, resumiu, Colle, referindo-se, entre outras coisas, ao fato de que a edição 2022 do evento significou a entrada definitiva de ambas as entidades aeroagrícolas em sua programação.

Colle destacou que, com o Sindag e o Ibravag dentro do Pavilhão Internacional da feira, o setor entrou na rota obrigatória das delegações estrangeiras que se interessaram em saber mais sobre como os brasileiros utilizam e desenvolvem a ferramenta. Uma lista que teve desde o Canadá até diversas nações do continente africano. Sem falar nas visitas de diversas autoridades brasileiras e de empresários e profissionais ligados às duas entidades aeroagrícolas. “E na vitrine da imprensa, onde também ganhamos destaque em entrevistas e notícias que mostraram um pouco mais da importância do setor”.

INOVAÇÕES
“Estivemos entre os quase 600 expositores (de toda a feira) que mostraram para o mundo tecnologias de ponta para o agro”, reforça Colle. Vanguarda que, em sua avaliação, foi reforçada pela apresentação, em primeira mão, do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA). A parceria do Ibravag com o Sebrae Nacional, apoiada pelo Sindag, deverá ter seu lançamento oficial nas próximas semanas, em Brasília. “Mas já teve na Expodireto a sinalização de possíveis novos parceiros em suas ações”, comemora o dirigente.

A Expodireto também teve a adesão do Ibravag à Rede de Inovação no Agronegócio do Rio Grande do Sul (Riagro). A iniciativa – apresentada na Arena Digital da feira – envolve 16 centros de tecnologias no Estado, com o propósito de acelerar o desenvolvimento de spin-offs, startups e seus negócios nascentes. Isso com a ajuda de corporações relevantes e entidades ligadas ao setor primário – “onde se encaixa o Instituto aeroagrícola”, explica o coordenador de Projetos da entidade, Rodrigo Almeida.
“O Ibravag tem entre suas atribuições ajudar na geração do conhecimento e divulgá-lo ao setor. Então, considerando a importância da aviação agrícola nesse contexto, é claro que não poderíamos deixar de participar. Ao mesmo tempo em que fomos logo aceitos nessa rede”, destaca Almeida. 

O balanço geral da Expodireto, divulgado no encerramento da feira, confirma o nível de seu protagonismo. O evento registrou 263 mil visitantes (3% a mais do que os 256 mil visitantes de 2020). O volume total de negócios foi estimado em R$ 4,9 bilhões. O valor representa nada menos do que 87% de incremento em relação aos R$ 2,6 bilhões registrados na 21ª edição (2020).

 

Confira o comentário de Gabriel Colle sobre o saldo do evento para o setor:

 

Clique nos hiperlinks para conferir as entrevistas…

Conexão Rural

Correio do Mate, 

Rádio Soledade

Canal Agro+ (Gabriel Colle) – bate-papo sobre AvAg

Canal Agro+ (Gabriel Colle) – entrevista Antônio da Luz

Programa O Campo em Notícia (com a  entrevista de Rodrigo Almeida em 54’44”)

… e, abaixo,  as imagens das visitas ao espaço aeroagrícola na Expodireto

 

Equipe Sindag-Ibravag na Expodireto

Lançamento da Riagro

Edward Olutoke presidente da Câmara de Comércio da Nigéria

Visita do senadoir Luis Carlos Heinze (ao fundo, com a revista) ao espaço aeroagrícola

Jairo João Carbonari (centro), Chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintenência do Mapa no RS

Live de Colle com o porfessor Maurício Paulo Batistella Pasini, coordenador do Congreso Científico da AvAg

Equipe da empresa KNA-Nativa Aviação agrícola

John Obekpa (esq), diretor adjunto do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento de Matérias-Primas da Nigéria

Pedro Friedrichs – pai da piloto agrícola Joelize Friedrichs

…orgulhoso da filha

Colle e Almeida com os empresários Sérgio e Graziela Zanoni – Zanoni Equipamentos

Daniel Estima, Eugênio Schröder, Colle, Ulf Bogdawa e Almeida – visita da SkyDrones e SC Agro

Jonardo Machiavelli, da Santo Antônio Aviação Agrícola, em entrevista ao jornalista Frederico Olivi para o programa Tempo & Dinheiro

Comments

wonderful comments!