11 de janeiro de 2020

Fapesp destaca fórum do Sindag e tecnologia da SkyDrones

O crescimento do mercado e as oportunidades e avanços dos veículos aéreos não-tripulados em lavouras haviam sido tema da edição de setembro da revista da entidade de fomento à pesquisa

O crescimento, nos últimos dois anos, do uso de drones na agricultura brasileira e a expectativa de uma explosão de tecnologias para pulverização não-tripuladas nos próximos dois anos foram em 2019 na revista Pesquisa Fapesp. Tendo como ponto de partida a realização do Fórum sobre drones no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil, ocorrido entre setembro e agosto, em Sertãozinho/SP, a matéria teve a fala do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, destacando o cenário da aviação agrícola e o potencial da ferramenta remota como complemente das aeronaves tripuladas.

A matéria deu destaque ainda para a empresa gaúcha SkyDrones, associada ao Sindag – aliás a primeira e, possivelmente, ainda a única empresa de aparelhos não tripulados membro de uma entidade aeroagrícola.  No caso da SkyDrones, o foco foi a novidade da tecnologia swarming – expressão inglesa que significa algo como enxameamento, que permite os drones operando em esquadrilha, de maneira coordenada e “conversando” entre si na lavoura.

A revista também se debruçou sobre a área pulverizada de lavouras no Brasil – estimada em 375 milhões de hectares, dos quais pelo menos 62% tratados por via terrestre – e o trabalho do Ministério da Agricultura, Sindag e outras entidades, além de especialistas do setor (e da própria SkyDrones) na elaboração do regramento para os chamados veículo aéreos não-tripulados (vants) na agricultura. Como há mais de 50 anos ocorre com a aviação agrícola (única ferramenta para o trato de lavouras com regulamentação específica).

Editada mensalmente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a revista da Fapesp é especializada em ciência e tecnologia e tem como objetivo justamente difundir e valorizar a produção científica e tecnológica brasileira. A Fundação, por sua vez, é uma das mais importantes agências de fomento à pesquisa do Brasil.

A matéria sobre drones foi publicada ainda em setembro, na edição 283 da revista.

Clique AQUI para ler a matéria em PDF…

…e AQUI para conferir a edição completa, em virtual paper

Comments

wonderful comments!