27 de novembro de 2021

Formalização da Apicultura será o tema da última live do ano da Agro Cooperação

Campanha da Semagro em parceria com o Sindag e outras entidades com foco na convivência entre agricultores e apicultores será encontro na quarta-feira, dia 1º

Formalização da Apicultura é o tema da quinta e última live do ano da campanha Agro Cooperação – uma consciência, inúmeros benefícios, que vai ocorrer na quarta-feira, 1º de dezembro, a partir das 14 horas locais (15 horas em Brasília). A transmissão será pelo canal FonteAgrono YouTube  – Confira no final do texto. 

O bate-papo desta vez será com o presidente da Cooperativa Regional de Apicultura e Meliponicultura do Mato Grosso do Sul (Cooperams) e da Federação de Apicultura e Meliponicultura (Feams), Cláudio Ramires Koch, e com o zootecnista da Semagro, Orlando Camy Filho. Ambos também, respectivamente, presidente e secretário executivo da Câmara Setorial Consultiva de Apicultura do Estado (Cseap). A mediação será do especialista em uso correto e seguro de defensivos Daniel Espanholeto, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) – que também integra a equipe técnica do Movimento Colmeia Viva, da entidade.

Coordenada pela Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro), a Agro Cooperação tem apoio do Sindag, Sindiveg, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e da Associação dos Engenheiros Agrônomos de MS (Aeams). A campanha teve sua largada em setembro e o objetivo é reforçar a sustentabilidade ambiental pela educação sanitária e difusão de boas práticas na aplicação de agrotóxicos. Além das lives, a campanha prevê uma série de vídeos de conscientização sobre ações de boa convivência e sustentabilidade, além de treinamentos para produtores de mel, agricultores e aplicadores de defensivo. 

POTENCIAL

No encontro de agora, Cláudio Koch e Camy Filho vão falar sobre o desenvolvimento da apicultura no Estado, os processos de produção e, principalmente, a organização dos produtores de mel. A conversa vai abordar também as boas perspectivas de mercado dentro e fora do Mato Grosso do Sul e o trabalho da Câmara Setorial para organizar a cadeia produtiva e consolidar uma política que facilite o acesso dos apicultores e meliponicultores aos mercados consumidores.

Como sempre, os convidados vão responder a perguntas dos internautas. Porém, desta vez com a participação especial da veterinária e fiscal agropecuária Noirce Lopes da Silva, coordenadora do Programa Nacional de Saúde das Abelhas na Iagro, e do doutor em Zootecnia Heber Luiz Pereira – que se dedica desde 2007 a pesquisas em apicultura e atua desde 2014 junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Mato Grosso do Sul. Os dois, que haviam protagonizado o encontro sobre Boas Práticas Apícolas, ocorrido em 3 de novembro, vão enriquecer o fechamento desta rodada de encontros.   

 

Comments

wonderful comments!