4 de novembro de 2020

Fort promove de atividades para afinar eficiência e segurança para a safra 2020/2021

Programação abrangeu palestras e exercícios práticos desde prevenção e combate a incêndios até o reforço na legislação, rotinas de proteção pessoal e ambiental, finanças e manutenção de equipamentos

A empresa Fort Aviação Agrícola, de Rio Verde/GO, terminou outubro com uma semana de capacitações para toda a sua equipe, dentro dos preparativos para as operações da safra 2020/2021. A rodada teve treinamento desde prevenção e combate a incêndios até processos operacionais e segurança em todas as fases das atividades da Fort, tanto na base quanto em campo. Sem esquecer ainda o aspecto financeiro, no dia a dia da Fort quanto na vida de cada um de seus colaboradores.

A programação teve início no dia 19 (segunda-feira) e foi até o dia 23 (sexta), com diversas palestras e atividades práticas. Assim como outras empresas associadas ao Sindag, a Fort realiza anualmente os preparativos da equipe para o início de safra. A empresa é também detentora de certificação ISO 9001 e do selo do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e conta com um programa próprio de responsabilidade socioambiental.

ROTEIRO

Dinâmicas com toda a equipe foram a tônica em boa parte da programação

A semana de preparativos para a safra começou no dia 19, segunda-feira, com o treinamento de combate a incêndios e primeiro-socorros para todo o quadro da empresa. Atividade que ficou a cargo do coordenador da Brigada de Incêndio da empresa, Cleibson Bieira da Silva Junior. Já no dia seguinte, foi a vez de repassar toda a Norma Regulamentadora nº 31 (NR-31) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do governo federal. O treinamento aí abrangeu a turma de pilotos, pessoal de apoio em solo e comercial da empresa. A atividade abrangeu os cuidados no manuseio dos defensivos antes, durante e após as operações nas lavouras, além do uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A instrução foi coordenada pelo técnico em segurança Robert Wagner Damacena.

Já a quarta-feira foi a vez de abordar segurança operacional, educação financeira, custos operacionais e manutenção. A parte de segurança operacional e manutenção ficou a cargo do empresário Dorival Conte, da oficina Conte Aero Easyfly. O dia teve ainda as palestras da gerente do banco Sicredi em Rio Verde, Vanesa Gaioski, e do contador Idemilton Dias da Silva, do núcleo contábil que atende a Fort. Além das rotinas para bom funcionamento e preservação do pessoal, aeronaves, equipamentos e instalações, toda a equipe  aprendeu também sobre poupança e aplicações pessoais de dinheiro, além de diferenciar custos e despesas operacionais.

Mais do que isso, a equipe foi incentivada a identificar onde custos podem ser reduzidos (sem afetar a segurança) para aumentar resultados finais das operações. Nesse dia, os palestrantes também esclareceram diversas dúvidas dos participantes sobre relações trabalhistas e contratos de prestação de serviços.

No dia 22, foi a vez dos treinamentos sobre processos operacionais, transporte de produtos perigosos e controle de deriva. O roteiro aí envolveu principalmente pilotos, pessoal de apoio em solo e a turma do comercial. Foram reforçados todos os cuidados que devem ser tomados em relação ao manuseio de defensivos. Com reforço especial na boa sintonia entre a equipe de solo e os pilotos nos momentos de aplicação.

Já o último dia de atividade foi de reunião para o início de safra. O trabalho aí foi coordenado pelo diretor da Fort, Clertan Alves de Macedo, que promoveu dinâmicas com toda a equipe da empresa. O roteiro abordou desde os cuidados para prevenção ao novo coronavírus até o reforço nas responsabilidades das funções de cada colaborador. Com destaques para os compromissos com os clientes e com a segurança operacional e ambiental das atividades da empresa.