16 de maio de 2022

Fort retoma a agenda de visita de estudantes e amplia sua frota

Aeroagrícola de Rio Verde/GO apresentou na última semana as tecnologias e rotinas do setor a uma turma de formandos em Agronomia e no final de semana recebeu sua primeira aeronave turboélice

A empresa Fort Aviação Agrícola, de Rio Verde, Goiás, teve na última semana a reabertura das visitas de estudantes às suas instalações. A primeira turma pós-pandemia foi na terça-feira (10), com formandos do curso de Agronomia da Faculdade Unibras. Conforme o empresário Clertan Alves de Macedo, a programação na empresa teve palestra sobre o trabalho da aviação agrícola, abrangendo as lavouras onde atua, o combate a incêndio, como são as rotinas em campo e na base e toda a legislação existente sobre o setor. Isso além de demonstrações práticas, com voos simulando aplicações.

CONHECIMENTO: formandos de Agronomia conheceram de perto a seriedade, importância e oportunidades do setor aeroagrícola

“Foi muito bom podermos retomar este trabalho e os estudantes ficaram bastante entusiasmados”, destacou Macedo. Segundo ele, a visita teve uma característica comum a boa parte das turmas de universitários que participam do roteiro: a maior parte dos estudantes teve ali seu primeiro contato com a ferramenta aérea e não a tinham em seu radar de possíveis oportunidades profissionais. O próprio professor comentou a importância das visitas à Fort. “Ele comentou que, em sua época de formando, não teve essa oportunidade de conhecer nosso setor”, destacou o empresário.

Por ser uma das ferramentas de maior tecnologia em campo e a única com regulamentação específica, a aviação agrícola representa um importante mercado de trabalho (e crescimento profissional) tanto para agrônomos quando técnicos agrícola, gestores e outros profissionais. Além de receber universitários em sua sede, tudo isso também é mostrado em visitas de técnicos Fort em eventos nas faculdades e escolas técnicas, ou mesmo em palestras dentro das salas de aula.

Porém, além de mostrar a ferramenta a futuros profissionais do setor (e assim como outras associadas do Sindag), o trabalho de portões abertos da Fort tem também o viés da transparência junto à sociedade. Com isso, a empresa também deve retomar a partir de agora as visitas de estudantes desde a Educação infantil até os Ensinos Fundamental, Médio e Técnico. Além de manter o trabalho social que não parou durante a pandemia da Covid-19.

CAPACIDADE
Fundada em 2007, a Fort Aviação tem certificação ISO 9001 e Certificação Aeroagrícola Sustentável (o Cas, primeiro selo de qualidade ambiental do setor no Brasil). Além do trabalho em lavouras, a associada também tem forte atuação em operações de combate a incêndios em vegetação.

Ações que, aliás, terão um reforço a partir de agora: a Fort, que até então atuava apenas com aviões modelo Ipanema (motor a pistão), recebeu no final de semana seu primeiro turboélice (que é uma aeronave maior e mais potente). Trata-se de um Air Tractor, modelo AT-402B, de fabricação norte-americana. “Todos os colaboradores participaram da entrega. Foi um momento muito gratificante”, festeja Macedo.