16 de janeiro de 2024

Frota aeroagrícola brasileira recebeu 149 aviões em 2023

Dados abrangem 65 aviões Ipanema de motor convencional, anunciados pela Embraer, mais 84 aviões turboélices fabricados pelas norte-americanas Air Tractor e Thrush

A aviação agrícola brasileira teve o acréscimo de mais 149 aviões novos em 2023. Isso segundo informações levantados nesta semana pelo Sindag junto ao mercado. Os dados consideram as  aeronaves já entregues e somam 84 aviões turboélices. Mais os 65 aviões modelo Ipanema 203, de motor a pistão, anunciados na segunda-feira (15) pela Embraer.    

No caso dos turboélices, entraram no Brasil 75 modelos Air Tractor (fabricados em Olney, no Texas). Nesta conta estariam 16 aeronaves modelo AT-402 B, 12 aviões AT-502A (XP), 25 aviões AT-502 B, 13 AT-602 e nove AT-802A (o maior avião agrícola do mundo, com capacidade para 3 mil litros no hopper). Isso mais nove turboélices fabricados pela Thrush Aircraft, em Albany, no Estado norte-americano da Georgia.

NORTE-AMERICANOS: os modelos turboélices da Air Tractor…

…e da Thrush Aircraft representam um segmento de aeronaves que cresce exponencialmente no País há pelo menos 10 anos – fotos: Castor Becker Jr/C5 NewsPress

Embora o Sindag não tenha concluído ainda o levantamento atualizado de toda a frota aeroagrícola brasileira (que é estimada em mais de 2,6 mil aeronaves), os números preliminares reafirmam o maior crescimento da frota de turboélices. Especialmente por serem aeronaves de maior capacidade e mais rendimento, ideal para áreas maiores. Uma tendência que já dura mais de 10 anos e vem também no embalo da maior variedade de modelos do segmento.

MODELO NACIONAL

Porém, o modelo de fabricação nacional segue imbatível, ainda respondendo por pelo menos 50% de toda a frota nacional. E com a fábrica anunciando a meta de aumentar sua produção para 70 aviões em 2024. Isso na carona não só da importância do setor aeroagrícola para a produtividade nas principais lavouras do País (leia-se: produzir mais em alta escala, mas sem avançara  fronteira agrícola). Mas, no caso do Ipanema, também devido ao apelo (econômico e ambiental) de seu motor movido a etanol. Além de outras características operacionais que o colocam em um nicho operacional importante.

LONGEVIDADE: fabricado desde os anos 1970, o Ipanema atingiu em dezembro a marca de 1,6 mil unidades fabricadas, ainda representando mais da metade da frota nacional e com o aparelho da comemoração comprado por uma associada do Sindag no PR – foto: Embraer/divulgação

Aliás, o Ipanema é responsável direto por cerca de um terço da frota aeroagrícola brasileira hoje ser movida a combustível verde. Trata-se de um projeto dos anos 1970, mas que está em sua sétima geração, com o modelo EMB-203 (lançado em 2015 e que teve algumas modificações em 2020). Além disso, desde 2004 o Ipanema sai de fábrica movido a etanol – a partir do modelo EMB 202A, que foi a primeira aeronave do mundo homologada para sair de fábrica movida a biocombustível.

Para completar, em dezembro a fábrica em Botucatu atingiu a marca de 1,6 mil aviões agrícolas produzidos desde os anos 1970. O aparelho que marcou o feito foi adquirido pela empresa Ceal Aviação Agrícola, de Palotina/PR – associada ao Sindag. Aliás, a longevidade contribuiu também para outra marca do modelo: o Ipanema aparece no topo da lista dos 10 modelos de aeronaves (aviões ou helicópteros) em maior número voando no Brasil em 2023. Isso segundo artigo publicado no final de 2023 na revista Aeroflap.

 

Confira onde repercutiu a matéria:

AgrofyNews:

https://www.modaisemfoco.com.br/noticias/mais-149-avioes-foram-adicionados-a-frota-aeroagricola-brasileira

Aeroflap:

https://www.aeroflap.com.br/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

Aeroin:

https://aeroin.net/mais-149-avioes-foram-adicionados-a-frota-aeroagricola-brasileira-em-2023-aponta-levantamento-do-sindag/

Aeromagazine:

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/aviacao-agricola-brasileira-recebeu-149-novos-avioes-em-2023.html?utm_source=Feed%20UOL&utm_medium=site&xid=1900

AgroPlanning:

https://www.agroplanning.com.br/2024/01/19/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

Canal Agro+

https://sindag.org.br/noticias_sindag/colle-fala-no-agro-noite-sobre-o-crescimento-do-mercado-aeroagricola/

Canal da Cana:

https://canaldacana.com.br/post-single.php?idnoticia=9883

Capital Econômico:

https://revistacapitaleconomico.com.br/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

Defesanet:

https://www.defesanet.com.br/aviacao/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

EaeMáquinas:

https://eaemaq.com.br/noticias-do-mercado/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

Globo Rural:

https://globorural.globo.com/agricultura/noticia/2024/01/venda-de-avioes-agricolas-acelera-no-pais-em-2023.ghtml

Modais em Foco:

https://www.modaisemfoco.com.br/noticias/mais-149-avioes-foram-adicionados-a-frota-aeroagricola-brasileira

MT Post:

https://mtpost.com.br/adicionados-a-frota-aeroagricola-brasileira-em-2023/

Página Rural:

https://www.paginarural.com.br/noticia/315454/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023-diz-sindag

Revista Agrocampo:

https://revistaagrocampo.com.br/noticias/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023/

Revista Cultivar:

https://revistacultivar.com.br/noticias/frota-aeroagricola-brasileira-recebeu-149-avioes-novos-em-2023

Zero Hora:

https://cdn.knewin.com/v1/s3/static.resources/original_page/8c0bf086d38fed6617b871de7f196e7c?AWSAccessKeyId=AKIAVXOJ7J3IBUN3XNWG&Expires=1708759311&Signature=gA8qd0CFGADACAYggB4t4nM3lIw%3D

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