Fundação Marcos Pontes promove curso de combate aéreo a incêndios

Iniciativa ocorre em parceria com a Faculdade de Ciências Aeronáuticas ITE e a pachu Aviação Agrícola e apoio do Sindag e Ibravag 

Seguem abertas as inscrições para o primeiro curso de combate a incêndio com aeronaves promovido pela Fundação Astronauta Marcos Pontes (Astropontes) e pela Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru/SP. A programação será entre os dias 13 e 17 de julho, em Olímpia/SP – na base da empresa Pachu Aviação Agrícola, que é parceira da iniciativa. O curso tem ainda o apoio do Sindag e do Ibravag.

Interessados devem entrar em contato via WhatsApp, pelo número (14) 99878-6789

Segundo Edson Mitsuya, diretor de Operações da Fundação Astropontes, o curso terá instrutores de peso, como a especialista em aviação agrícola Mônica Maria Sarmento e Souza – do Ministério da Agricultura e com formação em Aviação de Combate a Incêndios em Campos e Florestas pelo British Columbia Forest Service/Canadá; pela Junta de Andaluzia/Espanha e Governo do Chile. Além do piloto Sepé Tiaraju Barradas e dos empresários Astor Schlindwein (Americasul Aviação Agrícola) e Marcelo (China) Amaral, da Pachu. Todos com mais de uma década de experiência em operações contra chamas.

No caso da empresa aeroagrícola de Olímpia, além de sediar o curso, Marcelo China atuará na parte prática, ministrando as aulas com um turboélice agrícola Air Tractor AT-504, de dois lugares e duplo comando. As aulas estavam inicialmente previstas para junho, mas acabaram adiadas devido à pandemia do novo coronavírus.  Além de aumentar o número de pilotos agrícolas capacitados para esse tipo de missão, a ideia é também divulgar as vantagens de contar com a aviação em operações contra as chamas.