26 de março de 2020

Grupo Tereos doa 20 mil litros de álcool 70% para instituições de saúde em SP

Conforme diretor do Sindag, iniciativa da empresa também demonstra o quanto a aviação agrícola está presente nas ações contra o coronavírus e na manutenção da economia durante a crise 

O Grupo Tereos anunciou esta semana a doação de 20 mil litros de álcool líquido 70% para hospitais e postos de saúde em São Paulo. O material será entregue a unidades do Sistema Único de Saúde (Sus) dos municípios onde estão as unidades industriais de açúcar, etanol e bioenergia do Grupo. Para o diretor do Sindag Marcelo (China) Amaral, apesar da iniciativa ser toda do grupo francês (terceiro maior produtor mundial de açúcar), “não há como o setor aeroagrícola não ser orgulhar de estar presente nela, ainda que indiretamente”.

Sócio-gerente da Pachu Aviação Agrícola, no município de Olímpia, Amaral é um dos parceiros fazem o trato com aeronaves nos cerca de 300 mil hectares de cana-de-açúcar da empresa no Estado. Ele ressalta que o mérito da iniciativa é todo da Tereos, mas usa o exemplo para destacar o quando as empresas aeroagrícolas estão presentes em áreas essenciais para a sociedade nessa época de crise. “Além da cana que gera o álcool farmacêutico e biocombustíveis, a aviação é indispensável pela produção sustentável de soja, milho, arroz, algodão e outras culturas.” Todas essenciais especialmente nessa crise de coronavírus, seja para a produção de alimentos, matérias-primas para roupas, colchões, bandagens e outros produtos, além de indispensável para que a economia não pare.

HOSPITAIS
A Tereos recebeu na sexta (20) autorização da Anvisa para a produção do álcool hidratado 70%, que será disponibilizado em embalagens de 1 mil litros (para os hospitais) e 25 litros (para postos de atendimento). As doações vão para o Hospital de Base de São José do Rio Preto; o Hospital do Amor, de Barretos; as Santas Casas de Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Guaíra, Guaraci, Olímpia, Pitangueiras, São José do Rio Preto e Tanabi; e as secretarias de saúde de Guapiaçu, São José do Rio Preto, Severínia, Tabapuã e Viradouro.

“Nós, da Tereos, estamos comprometidos com as comunidades onde atuamos. Em um momento tão crítico como este, é motivo de orgulho podermos contribuir com nossa produção de álcool 70 a fim de apoiar o incansável trabalho dos profissionais da saúde”, afirmou Jacyr Costa Filho, membro do Comitê Executivo do Grupo Tereos.

A cooperação para viabilizar a doação foi promovida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). Na quinta-feira, a entidade articulou a iniciativa junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério de Minas e Energia, o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e as secretarias de saúde. Com isso, a Única abriu caminho também para que outras empresas do setor sucroalcooleiro ajudem os serviços de saúde.

ESSENCIAIS
Paralelamente, também na última semana o Sindag orientou as empresas associadas que suas atividades consideradas essenciais à sociedade. Isso pelo Decreto Federal 10.282/2020, publicado no último dia 20 e que orienta a Lei Federal 13.979, de 6 de fevereiro deste ano – que, por sua vez, trata das medidas para enfrentamento da emergência do novo coronavírus (Covid-19). O documento nesse sentido, assinado pelo presidente do Sindag, Thiago Magalhães, e pelo assessor jurídico da entidade, Ricardo Vollbrecht, foi distribuído também órgãos oficiais e entidades parceiras em todo o País (reveja AQUI).

Comments

wonderful comments!