8 de abril de 2024

Hora da Prosa destaca valorização setor na UnB

Entrevista com a coordenadora do NEAAgri, Maísa Santos Joaquim, abordou as expectativas sobre os estudos aeroagrícolas na terceira melhor universidade federal do Brasil

A criação do Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri), da Universidade de Brasília (UnB), e a importância dessa iniciativa para o setor foram destaque no Hora da Prosa do sábado (dia 6), na rádio CBN Grandes Lagos, de São Paulo. Para abordar o tema, a entrevista do jornalista Cláudio Correa foi com a professora Maísa Santos Joaquim, diretora do NEAAgri e coordenadora do Fórum Nacional de Aviação Agrícola no Planalto Central – o Fonavagri, que estreou em março e já tem confirmada a segunda edição para 2025).

Em uma conversa esclarecedora, Maísa salientou a grande expectativa do Núcleo não só como gerador de conhecimento para comprovar e aperfeiçoar a atividade aeroagrícola, mas também como referencial para desmistificar o setor. Com a empolgação de um projeto que ocorre dentro da terceira melhor universidade federal do País e uma das melhores da América Latina, segundo o Webometrics Ranking of World Universities do Conselho Superior de Investigações Científicas – uma agência pública de fomento à pesquisa com sede na Espanha.

Assim, também não é à toa que, já na abertura de inscrições, o NEAAgri atraiu uma grande quantidade de estudantes e pesquisadores interessados em trabalhar com as ferramentas aéreas na universidade. Envolvendo áreas de Agronomia, Gestão, Engenharia Aeronáutica e outras. Sobre isso, a professora, que também é vice-diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) da UnB, destacou ainda o reforço de especialistas que deverão ajudar nos estudos sobre temas como precisão em campo, combate a incêndios e combate a vetores.

Confira a íntegra da entrevista:

Comments

wonderful comments!