9 de fevereiro de 2021

Ibravag lança ações e metas para os próximos 20 meses

Objetivo é ampliar serviços e consolidar o Instituto como uma das principais marcas do setor aeroagrícola em treinamento e gestão

Consolidar o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) como referencial do setor em capacitação e aprimoramento de gestores, técnicos, pilotos e pessoal administrativo e de apoio, além e prestar assessoria em diversas áreas a seus associados – desde jurídica até de documentação, comunicação e outras. Esses são alguns dos objetivos listados no plano de ações do Ibravag até novembro de 2022, que deve ser apresentado nos próximos dias pela entidade. “A meta é transformar o Ibravag no braço forte do setor aeroagrícola na parte de treinamento e gestão”, ressalta o coordenador executivo do projeto, Rodrigo Almeida Chaves.

Segundo ele, a largada do plano para os próximos 20 meses será com o lançamento do vídeo institucional do Ibravag, que está sendo finalizado. “O foco é fidelizar a cadeia do setor aeroagrícola do País, transformando o Instituto na grande marca de todos os elos da aviação agrícola brasileira”, resume Almeida. Isso inclui, ainda, a meta de atingir pelo menos 300 associados nesse período.

ALMEIDA: formatação do projeto com as ações para os próximos meses incluiu conversas com associados e validação dos objetivos da entidade

O executivo chegou ao Ibravag ainda em dezembro de 2020. Entre tomar pé dos objetivos da entidade e do que havia sido feito até então, até esboçar e submeter à diretoria os planos para os próximos meses, o trabalho abrangeu também conversas com os associados. “Esse feedback foi importante para captar anseios e afinar o projeto com as demandas do setor”, ressalta Almeida. “Nesses contatos, percebemos uma expectativa grande por iniciativas com foco em segurança operacional, apoio em questões jurídicas, novas tecnologias e capacitações na parte de gestão administrativa e financeira”, completa.

O coordenador adianta que, nesse sentido, além de treinamento e pesquisa, o objetivo é aprimorar o atendimento da entidade com assessorias, a exemplo dos serviços oferecidos pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) às suas empresas associadas. Um exemplo disso, aliás, é o próprio acesso ao Sistema de Documentação da Aviação Agrícola (Sisvag), do Sindag, cujo acesso já é permitido também aos associados do Instituto.

MAIOR AMPLITUDE

O Ibravag nasceu em 2018, a partir de uma iniciativa do Sindag. Justamente para dar maior amplitude à representatividade que, até então e pela característica legal do sindicato, oficialmente abrangia apenas as empresas aeroagrícolas. “O Instituto recebeu a missão de congregar desde produtores rurais que contratam aviação até agricultores que têm seus próprios aviões, passando ainda por pilotos, pesquisadores, fabricantes de insumos, engenheiros agrônomos, técnicos e até associações e entidades de classe. Em suma, todos os atores ligados direta ou indiretamente ao setor aeroagrícola”, explica o presidente do Ibravag (e ex-dirigente do Sindag), Júlio Kämpf

Assim, logo que nasceu, a entidade começou a atuar em parceria com o Sindag na realização de debates e nas ações de qualificação de lideranças e profissionais do setor. Além de integrar a organização do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil – que até a edição de 2017 era o Congresso Sindag. Já no Congresso 2018, em Maringá/PR, o Ibravag lançou suas duas primeiras grandes iniciativas: o projeto Aviação Agrícola 360 Graus e a Revista Aviação Agrícola.

KÄMPF: Instituto nasceu com a missão de reunir todos os elos do setor aeroagrícola

“O Aviação Agrícola 360 Graus inaugurou uma nova abordagem na divulgação do setor, levando as pessoas virtualmente para dentro de uma operação aeroagrícola”, recorda Kämpf. Basicamente, o projeto se baseia na utilização de óculos de realidade virtual, onde o público pode sentir a sensação de acompanhar de dentro todas as fases de uma operação aeroagrícola, desde o planejamento da missão, passando pela preparação da aeronave e o próprio voo sobre a lavoura.

“Já a revista foi criada para dar visibilidade e voz ao segmento aeroagrícola, além de unir todos os seus atores. Agora, nessa nova fase, a publicação terá ainda mais importância para a consolidação da boa imagem do setor”, ressalta Kämpf. Além disso, em 2020, o Ibravag já teve cerca de 20 ações junto a seu público. Desde eventos via web promovidos em parceria com o Sindag, até a primeira rodada do Ibravag na Estrada, com encontros (virtuais, por causa da pandemia do coronavírus) com operadores aeroagrícolas, técnicos e outros profissionais ou interessados de diversos Estados.