8 de julho de 2024

Maranhão terá dia de campo sobre aviação agrícola

CLICK HERE TO READ IN ENGLISH

Evento na 54ª Expoimp, em Imperatriz, terá na sexta-feira (12) demonstrações de aplicações com aeronaves e drones, com palestras sobre tecnologias, legislação e importância do setor para o Estado

A tecnologia aeroagrícola será tema, na próxima sexta-feira (12), de um dia de campo na 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp), que começou no sábado (6), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, na cidade do sudoeste maranhense. A movimentação no dia 12 será a partir das 9 horas, com palestras no Auditório Sinrural, dentro do Parque, e demonstração de tecnologias e da precisão de avião, helicóptero e drone no trato de lavouras. O foco do dia de campo é apresentar a segurança e importância da aviação para a sustentabilidade na agricultura e economia do Estado.

A iniciativa também busca esclarecer os principais mitos sobre a atividade, que no Maranhão alimentam uma polêmica envolvendo Câmara de Vereadores, Ministério Público e inclusive a Igreja Católica. Tendo alguns municípios proibido o uso de aeronaves pilotadas e drones em seus territórios – acreditando que a medida ajuda a prevenir contaminações por agrotóxicos (quando é justamente o contrário).

TRANSPARÊNCIA

O evento na sexta-feira é promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) e pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). As demonstrações de aplicações aéreas serão seguidas de uma palestra sobre tecnologias embarcadas e as rotinas que garantem a segurança e transparência das ferramentas aéreas. Além da legislação e fiscalização sobre o setor e com espaço para esclarecimento de dúvidas dos presentes.

A apresentação estará a cargo do pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Wellington Pereira Alencar de Carvalho – que é um dos coordenadores do programa Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) e uma das maiores autoridades sobre tecnologias aeroagrícolas no País. O evento terá a presença também do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, que falará sobre os trabalhos de melhoria contínua do setor e seu esforço de aproximação com a sociedade.

ABRANGÊNCIA

A Expoimp ocorre no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva e segue até o domingo (14). Organizada pelo Sinrural, o evento é a mais importante a feira do agro no Estado e uma das principais do Nordeste do País. Sua 54ª edição tem como tema O agro do futuro chegou, abordando justamente a importância da modernização e tecnologia no campo – para pequenos, médios e grandes produtores.

O evento conta ainda com mostra de animais, máquinas agrícolas, cursos sobre pilotagem de drones e seus usos, operação de tratores, manejo de rebanhos, shows artísticos, palestras sobre agroindústria, oportunidades de negócios e diversos outros temas. A 54ª Expoimp tem o apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Imperatriz, além da Faema e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado (Sebrae/MA) .

wonderful comments!