25 de novembro de 2023

Nas Asas da Aviação Agrícola entrevista Tiago Textor

A partir do case de sua empresa, o conselheiro do Sindag trouxe ao programa um retrato da eficiência e do nível de profissionalismo que tornam o setor aeroagrícola essencial ao País

A alta regulamentação da aviação agrícola, somada ao constante emprego de  tecnologia de ponta no setor. Mais o esforço das empresas aeroagrícolas pela excelência em segurança e eficiência. Esses foram temas abordados neste sábado (25), no quadro Nas Asas da Aviação Agrícola, do programa Conexão Rural. A entrevista desta vez foi com o conselheiro do Sindag, piloto e empresário da Aerotek Aviação Agrícola, Tiago Textor.

“O meio mais seguro de aplicação em lavouras é o meio aéreo, pela legislação, cuidados e tecnologia envolvida”, ressaltou Textor, na conversa com o jornalista Alex Soares. O empresário também reforçou o trabalho do Sindag não só na divulgação do setor, quando na promoção do aperfeiçoamento constante de suas empresas e profissionais

A entrevista enfatizou o case da própria Aerotek, que atua forte tanto no trato de lavouras quanto com sua Brigada Aérea de combate a incêndios em lavouras e reservas naturais. Sempre de olho também na melhoria contínua. “Temos pelo menos dois treinamentos anuais com nossa equipe: o de início de safra e o de combate a incêndios”, destacou Textor. Isso além de toda a (densa) exigência legal que incide normalmente nas operações.

“Toda a aplicação passa por um planejamento técnico, há os requisitos de produtos, bulas e tudo é feito com técnica e ciência”, reforçou o empresário, que vem de uma família ligada à aviação – o pai também é empresário aeroagrícola em Goiás e o tio possui empresa aeroagrícola de manutenção aeronáutica em São Sepé/RS, por exemplo.

DEFESA DO SETOR

Na entrevista, Alex Soares abordou ainda o quanto a divulgação dos predicados do setor e de cases como o da Aerotek tem sido fundamental para o combate a preconceitos contra o setor. Sobre isso, citou iniciativas das assembleias legislativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde tramitam projetos de lei de valorização do setor aeroagrícola. Além da entrevista do jornalista, no último dia 18, com o deputado estadual capixaba Lucas Scaramussa (Podemos), que defendeu a tecnologia aeroagrícola em seu Estado.

Complementando os exemplos de virada no cenário de preconceitos (onde, segundo Alex Soares, “falta conhecimento e sobre a maldade”), Textor lembrou também a derrubada em plenário de dois projetos de lei tentando proibir a atividade aeroagrícola em Goiás. Ambos de cunho ideológico e baseados em mitos contra a atividade – e o segundo praticamente uma cópia do primeiro. “Acreditamos na tecnologia, no ganho produtividade e há culturas que só existem graças à atividade aeroagrícola”, pontuou o entrevistado.

Confira abaixo a íntegra da entrevista: