23 de outubro de 2020

NOTA DE PESAR – RAUL RAMIREZ

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) manifestam seu profundo pesar pela morte do piloto e instrutor de combate aéreo a incêndios Raul Ramirez. Membro da Corporação Nacional Florestal do Chile (Conaf, encarregada da administração e proteção às reservas florestais do país), durante décadas Ramirez dividiu seus conhecimentos com muitos dos profissionais que ainda hoje atuam ou autuaram no combate às chamas no Brasil e na América Latina – seja voando em operações contra incêndios ou formando novos pilotos.

Foi, inclusive, parceiro do Sindag no curso promovido pelo sindicato aeroagrícola brasileiro em 2009, no Mato Grosso, treinando pilotos agrícolas para ações contra o fogo. O legado desse profissional na proteção de ecossistemas, de lavouras e mesmo de vidas humanas contra o fogo segue vivo em todo o continente.

Ramirez treinou pilotos brasileiros em diversas oportunidades, como em 2009, no curso promovido pelo Sindag